EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DA ARQUITETURA ITALIANA EM SP

Entre 1819 e 1940, dos cerca de 4,7 milhões de imigrantes que aportaram no estado de São Paulo, 1,5 milhão tinham origem italiana. Nas décadas seguintes, e com os recursos da economia do café, estes imigrantes e seus descendentes transformaram a produção arquitetônica paulista a partir da construção de edifícios públicos, hospitais, igrejas, palacetes, fábricas, residências e muitas outras obras
Nesta quinta-feira (16), a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de São Paulo, abre uma exposição para celebrar este legado: “Arquitetura italiana no estado de São Paulo”, que vai ocupar o saguão do prédio até o dia 02 de agosto. A curadoria está a cargo de Maria Rita Amoroso (arquiteta e urbanista), Beatriz Piccolotto Bueno (artista plástica e historiadora) e Ana Carolina Gleria Lima (arquiteta e urbanista).
No dia da abertura, os visitantes também poderão assistir e participar de uma série de atividades:
10h – Cerimônia de abertura com representantes do Consulado Geral da Itália e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SP), e do CAU-SP;
10h30 – Apresentação da plataforma online sobre arquitetura italiana no estado de SP (clique aqui), um projeto realizado com apoio do CAU-SP via parceria de fomento;
10h45 – A palestra “Em busca do patrimônio italiano em São Paulo”, a cargo da Prof. Dra. Beatriz Piccolotto (FAUUSP)
11h às 13h – Três mesas de debate, com os temas: ‘Patrimônio Arquitetônico: Desafios da Preservação’, ‘Patrimônio Documental: Acervos, Repositórios Digitais, Desafios da Extroversão’ e ‘Plataforma Italianos Itinerância e Extroversão’, com especialistas do meio acadêmico e de órgãos públicos da área de preservação do patrimônio e arquivos históricos, além das comissões do CAU/SP.
A exposição “Arquitetura italiana no estado de São Paulo” está integrada ao calendário da cidade para a ‘Virada Cultural 2024’ (clique aqui), no final de semana de 18 e 19 de maio, e da “Semana Nacional de Museus de 2024” (clique aqui), entre os dias 13 a 19 de maio.
Este evento é organizado pelo CAU-SP, FAUUSP, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, Cicop Net (Centro Internazionale per la Conservazione del Patrimonio Architettonico – Italia) e Instituto Cultural Janela Aberta.
Também haverá uma programação especial para os dias 18 e 24 de maio, que será divulgada nos próximos dias.
Serviço
Exposição “Arquitetura italiana no estado de São Paulo”
Dias 16 de maio a 02 de agosto de 2024
das 09h às 18h
Rua XV de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento) São Paulo
A imagem mostra um pôster da exposição sobre arquitetura italiana em São Paulo.
O design inclui:
– **Cores**: Predominância do vermelho e branco.
– **Imagens**: Pessoas em tons monocromáticos e um edifício histórico em destaque.
– **Informações**: Anúncio da “EXPOSIÇÃO” de arquitetura italiana, datas de **16 de maio a 02 de agosto de 2024**, e local no **CAU/SP**.
– **Detalhes**: Abertura no dia 16 de maio às 10h, com logos de patrocinadores no canto.
Fonte: CAU-SP

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta