Arquitetura Geral Patrimônio Histórico Urbanismo

Exposição no Masp destaca obra de Lina Bo Bardi

O Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” (Masp) sedia, até o próximo dia 28 de julho, a exposição “Lina Bo Bardi: Habitat”. Coorganizada pelo Masp, Museo Jumex, Cidade do México, e Museum of Contemporary Art Chicago (MCA), que olha para a vida, a obra e o legado cultural da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914–1992), autora de prédios marcantes no cenário brasileiro, como o próprio Masp, o Teatro Oficina e o Sesc Pompeia, na capital paulista, e a Igreja do Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia (MG).

Como uma imigrante italiana no Brasil, Bo Bardi entendeu que as ideias modernistas europeias não poderiam ser aplicadas na América Latina sem adaptações, contaminações e diálogos com o contexto sociocultural local. Esta percepção permitiu a ela mergulhar no contexto e no habitat brasileiro para criar uma linguagem única e radical de design, arquitetura e curadoria.

Organizada em três eixos – O habitat de Lina, Repensando o museu e Da Casa de Vidro à cabana –, a exposição irá se debruçar sobre a ampla atuação de Bo Bardi, com seus projetos de arquitetura, mobiliário e empreitadas editoriais, além de propostas pedagógicos, expográficas e curatoriais para museus e centros culturais. Os temas principais da exposição giram em torno dos projetos fundamentais da carreira da arquiteta, bem como de momentos decisivos de sua trajetória pessoal, como a chegada do casal Bardi ao Brasil, o Masp e sua radical pinacoteca com cavaletes de vidro, a Casa de Vidro, a revista Habitat, sua experiência em Salvador, na Bahia, a exposição A mão do povo brasileiro, os projetos de edifício e cenário para teatro, o Sesc Pompeia e uma ampla seleção de mobiliário. Junto com a abertura, haverá o lançamento de um catálogo de 272 páginas, amplamente ilustrado, com oito ensaios acadêmicos, material de arquivo e traduções dos escritos de Bo Bardi.


 

 

 

S

Lina Bo Bardi: Habitat
Até 28 de julho de 2019
Local: primeiro subsolo
Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo (em frente à estação do metrô Trianon-Masp)
Horários: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); terça-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (meia-entrada)
Informações e reserva de ingressos: site do Masp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *