A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) já tem definidos os prazos para a nova edição dos prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano e FNA 2024. As inscrições prosseguem até o dia 22 de outubro, quano os nomes indicados serão avaliados pelo Conselho Consultivo da FNA, em reunião da banca no dia 24 de outubro, às 19h. Segundo a coordenadora do conselho, Valeska Peres Pinto, o ano foi atribulado e cheio de desafios para os profissionais de arquitetura e urbanismo e para as cidades brasileiras. “Mesmo assim, a Federação mantém suas premiações que destacam iniciativas voltadas às demandas das cidades brasileiras e da população como um todo”.
Os nomes dos vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro e a premiação ocorrerá durante a cerimônia de abertura do 48º ENSA que, este ano, será realizado de forma virtual. O prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano é o mais antigo realizado entre as entidades profissionais de arquitetos e urbanistas e, em 2024, chega a sua 19ª edição.
Tendo sua primeira edição no ano de 2006, a láurea foi criada com o objetivo de reconhecer profissionais de excelência na área, além de destacar iniciativas, ações, projetos ou obras que tenham grande impacto social e político. “O Prêmio Arquiteto do Ano visa apontar profissionais que através do seu trabalho vem contribuindo para tornar efetiva a responsabilidade social da profissão. Contribuir para que a cidade seja direito de todos, tem mobilizado esforços que precisam ser reconhecidos e, se possível, replicados. Por isso a FNA valoriza e busca destacar os profissionais que se utilizam do seu olhar social para promover igualdade por meio da arquitetura e do urbanismo”, reforça a presidente da Federação.
Já o Prêmio FNA foi criado em 2018 com o intuito de reconhecer pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais de qualquer área que contribuam para a valorização profissional e seu maior enraizamento na sociedade. Desta forma é possível medir através dos laureados o grau de reconhecimento social da profissão e tecer laços que reforçam as lutas por uma sociedade mais equitativa e inclusiva. As indicações para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano devem ser formalizadas pelas diretorias dos sindicatos filiados por meio de ficha on-line que pode ser acessada.
As indicações para o Prêmio FNA podem ser feitas por sindicatos e entidades parceiras da FNA, por organizações sociais e representantes de outros segmentos profissionais, desde que se refiram a temas alinhados aos propósitos da FNA. Podem ser reconhecidas pessoas, organizações, eventos e obras. Elas também devem ser feitas por meio de ficha on-line que pode ser acessada. Fonte: CAU-BR
Confira o regulamento oficial do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano.
Confira o regulamento oficial do Prêmio FNA 2024.