Ao realizar testes de uma nova tecnologia, pesquisadores do University College London chegaram a resultados surpreendentes na transmissão de dados sem fio, com velocidades 9 mil vezes superiores as vistas no 5G. Alcançando a incrível marca de 938 gigabits por segundo (Gbps), a velocidade recorde atingida seria mais do que suficiente para baixar o equivalente a 20 filmes em um segundo.
Liderados pelo professor Zhixin Liu, o time de pesquisadores alcançou os novos valores usando um espectro de frequência nunca utilizado, que trabalha entre 5 GHz e 150 GHz, e combina ondas de rádio e luz para enviar dados. Em comparação, o professor afirma que a mudança é como transformar uma estrada estreita em uma rodovia de dez faixas. “Assim como precisamos de estradas mais largas para deixar carros passarem, precisamos de uma maior largura de banda para transportar mais dados”, afirmou Liu.
A velocidade surpreendente foi alcançada usando duas tecnologias avançadas: ‘eletrônica de alta velocidade’ e “microwave photonics” (que ainda não tem uma tradução direta para o português, mas pode ser traduzida literalmente como “fotônica de microondas”). Elas são capazes de produzir sinais entre 5-75 GHz usando conversores de sinal analógico/digital, que são bem rápidos. E para as frequências mais altas, como de banda-W (75-110 GHz) e banda-D (110-150Ghz), misturam sinais baseados em luz com lasers de frequência bloqueada.
O método criou um sistema eficiente capaz de suportar a próxima geração de comunicação de dados. O time de pesquisadores já está em contato com fabricantes de smartphones e provedores de rede para tentar trazer a função para usuários no futuro. No Japão, um consórcio formado por empresas de telecomunicações do país criou um dispositivo para testar a velocidade 6G para conexão de dados móveis. Por lá, os testes foram capazes de alcançar a velocidade média, estável, de 100 Gbps a uma distância de 100 metros. Fonte: https://www.tudocelular.com/