Geral

Mais cinco cidades da região de Sorocaba passam a contar com 5G

Mais cinco municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) poderão ter a tecnologia 5G ativada em breve: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Mairinque e Votorantim. Sorocaba, por sua vez, já recebeu a liberação para utilização da faixa de 3,5 GHz, por onde funciona o 5G “puro”, no último dia 1º.

A liberação da faixa não significa, no entanto, que redes do 5G serão instaladas de imediato nessas cidades. A instalação de estações do 5G depende do planejamento individual de cada prestadora de serviços de telefonia. Cabe às operadoras que arremataram lotes na faixa solicitar ao órgão o licenciamento e as ativações de estações do 5G.

As cinco cidades da região anunciadas ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) integram um grupo de 78 próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil moradores que estão liberadas, a partir de hoje (25), a contar com a tecnologia.

Os novos municípios liberados estão em Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, além de São Paulo. Para todas as cidades, os compromissos de abrangência previstos no edital estabelecem 2025 como prazo final para atendimento.

Segundo a Anatel, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização desta faixa. Diante desse número, 38,5% da população já têm potencial para receber a tecnologia.

Outra decisão tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que orienta a implantação do sistema 5G, definiu ainda um planejamento de liberação da faixa até o final do semestre, “quando serão liberadas centenas de municípios, com a previsão de que sejam alcançadas 1.610 cidades”, informou a agência.

A decisão segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita, por meio de antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku.

A Anatel informou que teve início o agendamento para instalação de kits receptores à população e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

O que é 5G

A tecnologia 5G é uma evolução da atual conexão 4G. De acordo com especialistas, a tecnologia permitirá maior velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornando as conexões mais estáveis.

A tecnologia foi lançada oficialmente em julho no Brasil e a capital federal foi a primeira cidade do país a receber o 5G, seguida das capitais. Em Sorocaba, a instalação da infraestrutura para operar a tecnologia ocorreu em agosto do ano passado, na região central da cidade.

Para ter acesso à tecnologia, é necessário ter um celular compatível. A expectativa é de que, com o tempo, todos os aparelhos incorporem a conexão, assim como ocorreu com o 4G. As cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas, bem como os aparelhos celulares certificados para uso do 5G, podem ser consultados no site www.gov.br/anatel.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *