Palestra na Uniso apresenta Inovação e Solução para gestão de riscos e gerenciamento de desastres nos municípios

“Inovação e Solução Tecnológica para gestão de riscos e gerenciamento de desastres em órgãos municipais de Defesa Civil”. Este é o tema da palestra a ser proferida pelo engenheiro ambiental, Ayri Saraiva Rando, especialista em BPM, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Promovido pela Universidade de Sorocaba (Uniso), a palestra será no dia 21 de novembro, das 14hs às 17hs, no auditório EMI – Bloco F, Cidade Universitária.
Tem como público alvo a comunidade acadêmica da Uniso — Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (PPGPTA) e cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, servidores da Defesa Civil de Sorocaba e de outros municípios da Região, membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil – SIMPDEC de Sorocaba e integrantes de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – NUPDECs de Sorocaba.

Sobre a palestra: A Lei nº 12.608/2012 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, além de definir as competências dos órgãos municipais ligadas aos processos e ações de gestão de riscos e gerenciamento de desastres. Se, por um lado, há uma grande dificuldade dos gestores de órgãos municipais de Defesa Civil em relação à disponibilidade de recursos para execução das suas ações, por outro a tecnologia existente na era digital atual pode oferecer oportunidades para melhorar a gestão dos órgãos em questão, pensando em otimização dos recursos. Neste sentido, o uso da Ciência e os novos conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas podem ser um dos caminhos para potencializar as oportunidades de melhoria almejada da gestão.

Assim, os objetivos da palestra são: (i) divulgar e difundir os resultados da pesquisa “Modelagem dos Processos Municipais de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres no Brasil”, tese de defendida no Doutorado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas – PPGEC/FECFAU/UNICAMP; e (ii) apresentar uma proposta de solução tecnológica para melhorar a comunicação de riscos e a gestão das ocorrências de órgãos municipais de Defesa Civil.

Programação
14h: Abertura: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves/Coordenador PPGPTA Uniso
14h15: Palestra
16h30: Debate e conclusões

Quem é Ayri Saraiva Rando:
Engenheiro Ambiental, especialista em BPM, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” (vereança em Piracicaba-SP), pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil e professor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba – FATEP.

Inscrições
Até o dia 20/11/2022 – https://uniso.br/evento/pNPDEC

Comissão organizadora
Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (PPGPTA), cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil e Grupo Universitário de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (GUEPEDEC) da Universidade de Sorocaba.
Comissão Organizadora: Daniel Bertoli Gonçalves (PPGPTA), Prof. Mário Sérgio Killian, Renan Angrizani de Oliveira (Coordenador do curso Engenharia Ambiental), Fabiola Bergamasco F. M. Palinkas (Coordenadora do curso de Engenharia Civil).

 

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta