O penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda será depositado nas contas dos beneficiários no dia 31 de agosto. Este ano, a Receita Federal adotou novas regras para a restituição, antecipando em quase um mês o período de restituição, assim como foi reduzido o número de lotes.
Até o ano passado, os pagamentos da restituição começavam em meados de junho e se prolongavam até outubro/novembro. Em 2020 o primeiro lote foi pago em 29 de maio e os demais, respectivamente em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Vale destacar que com a antecipação adotada pela RF, bem como a redução do número de lotes de 7 para 5, pela primeira vez, as restituições começaram a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.
O contribuinte que por acaso se esquecer que a restituição caiu na conta bancária, pode ficar tranqüilo: o dinheiro ficará disponível no banco durante 12 meses. Passado esse prazo ainda é possível resgatar o montante, fazendo o requerimento pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Arquitetura Engenharia Engenharia Agrônomica Engenharia Civil Região Metropolitana de Sorocaba Serviços Públicos Urbanismo