Voltada aos profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo de todo o Brasil, foi lançada oficialmente a 2ª edição da Pesquisa sobre Digitalização no âmbito da indústria da construção civil. Até o dia 10 de outubro, os profissionais estão convidados a participar, colaborando para a criação de um diagnóstico abrangente da digitalização, com foco na adoção do BIM.
Para Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil, a pesquisa é essencial para entender o nível de maturidade dos profissionais em relação à adoção dessas novas metodologias. “Com os resultados, vamos entender as barreiras e trazer ideias do que precisa ser desenvolvido para que o Brasil avance nessa adoção”, afirmou ele, pedindo o apoio dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de cada Estado e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) para alcançar um número significativo de respostas.
A 2ª edição da Pesquisa sobre Digitalização é uma iniciativa do BIM Fórum Brasil, em parceria com o CAU-BR e o Sistema Confea/CREA/Mútua, com patrocínio da ABDI e da Gs1 Brasil. A diretora executiva do BFB, Raquel Ribeiro, explicou que a pesquisa teve sua origem em reflexões conjuntas com a ABDI sobre a primeira ação de impacto que poderia ser entregue à sociedade. A decisão foi clara: era necessário coletar dados representativos dos estados brasileiros para entender a realidade da adoção do BIM no setor. Assim, a primeira edição foi realizada em 2022, com mais de 10 mil respostas, fornecendo um panorama robusto sobre o estágio de digitalização no Brasil.
Com a edição de 2024, o objetivo é avaliar a evolução desde o último levantamento e identificar oportunidades de transformação digital. Segundo Raquel, “precisamos saber onde estamos e para onde precisamos ir. Com o diagnóstico, vamos avaliar o contexto em que os profissionais estão inseridos e, a partir disso, impulsionar ainda mais o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a adoção do BIM, em parceria com as instituições envolvidas”.
Também participaram do evento, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis; o presidente da ABDI, Leonardo Santana; o conselheiro do Confea, Neemias Machado Barbosa; e o gerente de relações institucionais da GS1 Brasil, Pedro Henrique Martino, que destacaram a satisfação em colaborar com a pesquisa e reforçaram o compromisso de suas instituições em promover a disseminação do BIM no setor.
A pesquisa já está disponível e foi enviada a todos os profissionais filiados aos CAUs e CREAs, alcançando um público-alvo de mais de 290 mil arquitetos e cerca de 1,1 milhão de engenheiros com incumbência da Construção Civil. A ampla participação é essencial para garantir resultados precisos e fornecer uma base sólida para futuras decisões estratégicas no setor. Fonte: https://bimforum.org.br