A Região Administrativa (RA) de Sorocaba apresentou crescimento de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), no segundo trimestre de 2022, desempenho maior que o registrado por todo o Estado de São Paulo, com aumento de 1,2% do PIB, em relação ao trimestre anterior. Sorocaba representa 39% de todo o PIB da Região Metropolitana (RMS), composta por 27 cidades, sendo o município de destaque no desenvolvimento da região. O PIB é considerado a soma de todos os bens e serviços produzidos em um dado período e em uma determinada região. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.
O desempenho da RA de Sorocaba foi superior, por exemplo, ao das RAs de Itapeva, com 1,3% de crescimento do PIB; Presidente Prudente, com 1,3%; São José dos Campos, com 0,5%; Marília, com 0,3%; Santos, com 0,2%; e Araçatuba, com 0,1%. “Não é por acaso que a região de Sorocaba apresenta mais este indicador positivo. Estamos trabalhando, dia e noite, para que a cidade se desenvolva, cada vez mais, em geração de empregos e outras oportunidades. Continuaremos firmes, em busca de novos investimentos para o município e, consequentemente, para que a economia regional continue crescendo, cada vez mais”, afirma o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
Para o secretário Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, o destaque no crescimento do PIB da RA de Sorocaba tem relação direta com as parcerias com o setor privado que vem sendo firmadas, assim como ao fomento do empreendedorismo. “Além das parcerias público-privadas, que colaboram na geração de empregos e na abertura de novas empresas, esses ótimos indicadores representam um momento de retomada econômica da região de Sorocaba. A cidade fecha o ano com investimentos na ordem de R$ 185 milhões e com uma geração de milhares de empregos, sendo destaque do desenvolvimento regional e, até mesmo, nacional”, comenta.
Outro motivo para novos investimentos na região de Sorocaba é referente aos diversos programas de apoio, com uma política diferenciada de desburocratização e incentivos fiscais, bem como pela segurança jurídica e assessoria permanente que é oferecida aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até o pós-operação do negócio.
“A região tem um potencial fantástico, que precisa ser cada vez mais explorado e articulado. Todos os municípios sabem que o trabalho conjunto pode gerar frutos positivos para toda a região e não é à toa que a visão do Comitê de Desenvolvimento Regional é de tornar a Região Metropolitana de Sorocaba referência para o Brasil”, completa o prefeito Rodrigo Manga.
Por fim, Sorocaba, sendo a sede da RMS, apresenta muitos atrativos para a vinda de novas empresas, como boa mobilidade urbana, logística planejada, infraestrutura de água, saneamento básico, energia, gás natural, conexão em fibra ótica, além da qualificação da mão de obra. Isso tudo contribui para novas oportunidades e, consequentemente, uma melhora significativa no consumo, impulsionando números cada vez mais positivos na economia local.
Fonte: Prefeitura Sorocaba