Uma grande obra de infraestrutura está sendo construída sobre o Rio Paraguai, a Ponte Bioceânica. E, antes de tudo, é importante dizer que esta ponte desempenha um papel crucial na conexão da Rodovia Bioceânica, uma megaestrada que ligará países da América Latina. Para que o plano desse certo, foi firmado um financiamento com a diretoria paraguaia de Itaipu, totalizando cerca de R$ 437,5 milhões.
Pontos de conexão da Rodovia Bioceânica?
O objetivo para a construção da Ponte Bioceânica é melhorar a conectividade entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile através da Rota Bioceânica. Essa rota teria o potencial, por exemplo, de encurtar significativamente o caminho de exportação brasileira para a Ásia – mais de 9.7 mil quilômetros, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 23%. A expectativa é de que isso possa até estimular a competitividade, integração econômica (comercialização) e cultural. Por hora, a previsão de conclusão da Ponte da Bioceânica é no primeiro semestre de 2025.
Observação: A Ponte Bioceânica deve conectar as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, Brasil.
Progresso atual das obras na Ponte Bioceânica
Neste momento, a obra da Ponte Bioceânica está incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso porque esse projeto é considerado um dos prioritários para o governo federal nos últimos anos. A empresa responsável pela condução da construção é a paraguaia Pretec, que faz parte do consórcio PYBRA. Já a supervisão ficará a cargo do Consórcio Prointec, sob a gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai
Em outubro de 2023, as obras na ponte da Bioceânica chegam a 40%. Alguns atrasos são previstos. Por exemplo, para o lado brasileiro da ponte, aguarda-se o resultado da licitação do acesso, que terá aproximadamente 13,1 quilômetros e partirá do quilômetro 678 da BR-267 até a ponte.
As vigas da ponte Bioceânica
Dos 40% de obra, já foram instaladas algumas vigas. As mesmas foram fabricadas na cidade de Capiatá, no Paraguai, e posteriormente transportadas para o canteiro, para compor a superestrutura do viaduto de acesso à ponte. E elas foram feitas de concreto protendido com 30 metros de comprimento e 30 toneladas cada.
Serão 1.294 metros de extensão total. A estrutura será dividida em três trechos, incluindo dois viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma parte estaiada com 632 metros de extensão e um vão-livre de 350 metros.
Fonte: https://engenharia360.com