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Rodovia Raposo Tavares terá 27 novos radares fixos

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) terá um reforço na fiscalização de velocidade com a instalação de 27 novos radares fixos, especificamente os Fixos-Controladores, a partir de maio. A medida faz parte do projeto do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), que implantará um total de 649 equipamentos em rodovias estaduais. A ordem de serviço já foi assinada e os radares devem entrar em operação dentro de 90 dias.de novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo.
A rodovia Raposo Tavares (SP-270) possui cerca de 644,9 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Sorocaba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Sarapuí, Alambari, Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Parapanema, Itaí, Piraju, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes, Canitar, Ourinhos, Salto Grande, Ibirarema, Palmital, Cândido Mota, Assis, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Rancharia, Martinópolis, Regente Feijó, Presidente Prudente, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Piquerobi, Presidente Venceslau, Caiuá, Presidente Epitácio, São Paulo, Osasco, Cotia e Vargem Grande Paulista.
O DER-SP é responsável pela administração dos trechos que vão do km 9,8 ao km 34 e do km 168,2 ao km 381,6, mas não divulgou os pontos de localização dos novos radares. Os demais trechos são atendidos por concessionárias ou prefeituras municipais. A SP-270 passa por Sorocaba entre o km 81,8 e km 110. Sobre a instalação de novos radares, um morador do bairro Brigadeiro Tobias, em Sorocaba, que preferiu não ter o nome divulgado, comentou que é favorável. “Pode ajudar a reduzir o número de acidentes, principalmente nesta região com grande movimento de veículos. O abuso é grande, com motoristas arriscando a vida de muita gente. É preciso tomar medidas drásticas e reeducar o povo”, comentou.
Um motorista, que também não quis se identificar, comentou ser favorável aos radares, mas contra a indústria da multa. “Se o papel for controlar a velocidade, os abusos de velocidade isso é bom, mas se for somente uma forma de arrecadar mais dinheiro, não concordo. Mas também acho que tem que pesar no bolso para se conscientizar”, declarou.
Os equipamentos serão distribuídos estrategicamente ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas à iniciativa privada. Segundo o DER-SP, os critérios para escolha dos locais incluem o índice e a gravidade dos acidentes registrados, a velocidade média dos veículos, as condições geométricas da via e a proximidade de áreas de fauna. “A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
O DER informou que revisou todos os contratos e licitações em andamento a partir do início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, pois os dispositivos anteriores haviam sido removidos em janeiro de 2021, com o término do contrato com as empresas responsáveis.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu depois da finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 diretorias regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões. Fonte: SP Notícias

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