São Paulo terá 'carros voadores' a partir de 2026

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São Paulo terá ‘carros voadores’ a partir de 2026

A cidade de São Paulo poderá ter os famosos “carros voadores” transportando passageiros a partir de 2026. É o que promete a empresa Voar Aviation, que comprou 70 veículos elétricos, chamados de eVTOL da fabricante de aeronaves Eve, controlada pela Embraer. A expectativa é de que o ‘carro voador’ receba certificação em 2026, mas faça um voo de teste em escala real até 2024.
“Carro voador” é, na verdade, uma espécie de helicóptero mais confortável e que tem atraído várias empresas pelo mundo. O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que faz menos barulho e usa mais hélices para voar, podendo contribuir com um futuro sem emissões de carbono em todo o setor de aviação (entenda abaixo).As principais áreas metropolitanas e destinos turísticos serão estruturados pela Voar levando em consideração as necessidades específicas dos eVTOLs incluindo espaço para pousos e decolagens, além da infraestrutura de recarga elétrica das aeronaves”, afirmou Alessandra Abrão, CEO da Voar Aviation, em nota divulgada ao g1 neste sábado (1). headtopics.com

 

A empresa anunciou a compra de eVTOL durante o evento “Paris Air Show”, que foi realizado entre os dias 19 e 25 de junho em Paris, França. Dos 70 veículos adquiridos, 15 serão destinados para São Paulo. Em nota, a Voar diz que vai fornecer soluções de transporte e operação dos veículos, além da consultoria imobiliária para a implementação de infraestrutura, vertiportos e hubs de manutenção em São Paulo e outros 28 municípios.

Entre as primeiras cidades que receberão a estrutura de operação estão: São Paulo, Belo HorizonteBrasíliaFortalezaNatalRecifeGoiâniaRibeirão PretoFlorianópolis e Balneário Camboriú. “A inovação e o avanço tecnológico são pilares fundamentais para garantir a segurança das operações e a integração adequada com o sistema de tráfego aéreo”, finaliza Alessandra Abrão.

A operação comercial depende de regulamentação. No momento, a fabricante Eve já atua com órgãos regulatórios como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pensando na certificação da aeronave.
A expectativa é que os voos estejam liberados a partir de 2026, mas que tenha o primeiro voo de teste em escala real até o início de 2024. No Brasil, além da Eve, as companhias aéreas Gol e Azul já anunciaram planos envolvendo os chamados eVTOLs.

Testes

 

Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer — Foto: Divulgação/Eve

Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer — Foto: Divulgação/Eve

Em maio deste ano, a fabricante de aeronaves Eve informou que concluiu com sucesso os testes com ‘carros voadores’ em túnel de vento, que é instalação que têm como objetivo principal simular o movimento e efeito do ar e dos ventos para a realização de estudos. Conforme a fabricante, os testes foram realizados nos últimos meses e encerrados recentemente.

A Eve espera que, depois da certificação, a operação comercial do serviço seja feita por parceiros. No início, viagens de cerca de 15 minutos deverão custar entre US$ 50 e US$ 100 (R$ 246 a R$ 492, na cotação de 15 de maio), mas a ideia da empresa é reduzir os valores.”Nosso parâmetro de comparação é quanto você gastaria para fazer o mesmo trajeto de táxi, só que ficando preso duas ou três horas no engarrafamento. Queremos que seja possível usar esse mesmo dinheiro para fazer um voo de 10 ou 15 minutos”, afirma o diretor-executivo da Embraer-X, Daniel Moczydlower, em entrevista ao g1 Inovaçãodurante o Web Summit Rio, no início do mês de maio.

A startup da Embraer tem cartas de intenção, isto é, acordos prévios de compra para cerca de 2.800 eVTOLs, o que vai representar um faturamento em torno de US$ 8 bilhões (R$ 40 bilhões). No futuro, a empresa acredita que será possível permitir a operação simultânea de até 200 eVTOLs na cidade do Rio de Janeiro e até 300, na cidade de São Paulo. As aeronaves, que poderão voar sem piloto, serão gerenciadas por um sistema de controle de tráfego exclusivo para elas.

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

Fonte: G1

 

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