O Seminário é promovido pela Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Arquitetura e Urbanismo (CTIC-AU-CAU/SP), trazendo discussões sobre as transformações digitais na área, abordando temas como inteligência artificial, automação e processos construtivos inovadores. A abertura será às 9h do dia 10, com discurso dos presidentes do CAU-SP, CAU-BR, Asbea e Sinduscon. O primeiro tema a ser abordado será “Estágio de Adoção e a Implementação Estratégica do BIM para os Arquitetos”.
Na sequência ocorre a apresentação da pesquisa “Digitalização na Arquitetura e Urbanismo”, desenvolvida conjuntamente pelo BIM Fórum Brasil e CAU-BR. Discussão dos resultados e sobre a importância estratégica do BIM para os arquitetos, com painel de especialistas. Das 10h45 às 12h45 tem o painel “Desafios na Adoção da Metodologia em Pequenos e Grandes Escritórios”, de dois cases pelos arquitetos Suzana Glogowski (Studio MK27) e Anderson Zanutto (Kröner e Zanutto Arquitetos).
Encerrando a primeira parte do evento, tem “Discussão sobre os desafios enfrentados por diferentes tamanhos de escritórios na implementação do BIM”, com mediação e espaço para perguntas e respostas.
Das 14h15 às 15h15, o tema em foco será “IFC, Open BIM e Software Livre”, com painel de debates sobre os padrões abertos (IFC) e o uso de software livre no contexto do BIM, pela Solare e Build Smart Brasil e participação do arquiteto Roberto Klein – Software de código aberto no projeto de arquitetura.
A próxima atração será a “Apresentação da Estratégia BIM Br e a utilização do BIM no setor
público”: Nova Estratégia BIM BR e ações da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); apresentação sobre a utilização do BIM em projetos do setor público, (case do Metrô) – Ivo Mainardi, BIM Manager Metrô de São Paulo; discussão sobre os desafios e oportunidades, para o setor AEC, apresentados pela nova estratégia BIM Br (lei11.888/2024) com a contratação de projetos em BIM pelo setor público. – Marcos Romano, Gestão de Projetos, Sec. da Habitação da Prefeitura de São Paulo.
Na sequência, Painéis Temáticos abordam: ISO ABNT 16950 – utilização da norma e melhores práticas para implantação dos padrões pelos arquitetos; Implantação de obra utilizando a metodologia BIM – apresentação de case de implantação de obra utilizando a metodologia BIM, com discussão de resultados alcançados e comparativos com a metodologia tradicional de projeto; Metodologia de implantação do BIM – Painel com discussão sobre boas práticas para implantação da metodologia e uso de software livre GIS Apresentação da Solare.
Dia 11
Das 9h30 às 11h, “Uso da Inteligência Artificial na Arquitetura e o impacto no desenvolvimento de projetos”. Painel sobre como a IA está transformando o processo de design e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Apresentação de um caso prático de uso da IA em projetos de arquitetura e discussão sobre os resultados e benefícios observados.
Das 11h às 12h30 o tema será “Novas Tecnologias na Construção Civil e Processos de Inovação: Métodos Modernos de Construção, apresentação sobre as tecnologias emergentes na construção civil, como impressão 3D, construção off site, e materiais inovadores. Prof. Gilberto de Freitas, Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações (ITIE). A inovação aberta e a as oportunidades profissionais para os Arquitetos e Urbanistas. Palestrante Arq. Ana Paula Preto.
Das 14h às 15h, “Impacto das Novas Tecnologias Construtivas na Forma como Desenvolvemos Projetos de Arquitetura”: Apresentação de case envolvendo construção industrializada, por José Luiz Lemos, da Aflalo e Gasperini Arquitetos. Discussão sobre a integração de novas tecnologias da construção no processo de design arquitetônico e como elas podem mudar a prática profissional, tendo com palestrante a arquiteta Christiane Lima.
Histórico, cenário atual e perspectivas da tecnologia na Arquitetura e Urbanismo, seguido de sessão de perguntas e respostas (com moderação), marcam o encerramento do 1º Seminário de Tecnologia: Impacto das Novas Tecnologias no Projeto de Arquitetura: BIM, IA e Construção Off Site. Para informações e inscrição clique aqui. Fonte: CAU-SP.