Sistema Confea/Crea e Mútua elege hoje os novos presidentes

Geral

Sistema Confea/Crea e Mútua elege hoje os novos presidentes

Os engenheiros, arquitetos e profissionais que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua, têm nesta sexta-feira (17) um importante compromisso: escolher os novos presidentes dos Conselhos Federal e Estaduais, além de conselheiros e outros cargos. Por meio de sua diretoria e associados, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Sorocaba (AEASMS), apoia as candidatuas do engenheiro Vinícius Marchese para a presidência do Confea e da engenharia Ligia Mackey, para a presidência do Crea-SP.
As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorre das 8h às 19h (horário de Brasília) e poderão votar profissionais em situação regular com o Sistema. A votação é feita acessando o site www.votaconfea.com.br e escolher os candidatos de sua preferência que vão exercer os seguintes cargos entre 2024 e 2026:

•    Presidente do Confea
•    Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas)
•    Conselheiro federal e seu suplente representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos estados: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial)
•    Conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia
•    Diretores-gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (“Mútuas Regionais”)

Em cerimônia no plenário do Confea, com a participação dos membros da Comissão Eleitoral Federal (CEF), conselheiros federais e representantes das empresas Webvoto e The Perfect Link, o presidente em exercício do Federal, eng. eletric. Evânio Nicoleit, salientou que a etapa de geração de chaves criptográficas e emissão de zerézima garante a integridade do pleito. “Por isso, temos certeza que será um processo justo, democrático, seguro e transparente”, afirmou, convidando os profissionais a participarem da votação amanhã. “Serão eleições que vão legitimar os governantes do nosso Sistema nos próximos três anos. Que seja um grande dia de celebração da democracia e do comprometimento com a defesa da segurança e do bem-estar da sociedade, que é o propósito maior do Sistema”, completou.

Presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

O coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira, relatou que o trabalho da comissão acontece de forma autônoma, conforme preconizam os normativos do Sistema. “Trabalhamos neste processo com apoio do plenário, que delibera as propostas da CEF”, disse Daltro, sublinhando que este é um momento ímpar. “A CEF cumpre um papel importante, fazendo história no Sistema ao promover esse processo diferenciado: as primeiras eleições gerais pela internet.”

O CEO da The Perfect Link, Fernando de Pinho Barreira, corroborou a fala do coordenador da CEF acerca da atuação independente. “Assim como a comissão teve autonomia para trabalhar, a auditoria conseguiu fazer um trabalho pleno que agora continua. Estamos terminando a primeira fase da auditoria, com testes e adequações, e iniciaremos o monitoramento do processo eleitoral”, frisou. Na etapa atual, o sistema de votação passa a ser monitorado externamente para garantir que falhas ou interrupções sejam identificadas. “É um trabalho que se estende com total independência durante o pleito como um todo”, assegurou.

Minutos antes da geração das chaves criptográficas e emissão da zerézima, o diretor da empresa responsável pelo sistema de votação que será utilizado detalhou os trâmites de segurança. “A geração do par de chaves é necessária para que os votos fiquem encriptados durante todo o processo de votação até a apuração. São duas chaves: a pública que é usada para encriptação dos votos que é feita no navegador dos eleitores; e a privada que será inserida no sistema para que seja feita a apuração”, explicou Alexandre Ross Swioklo, ao garantir que a chave privada fica protegida com senha para impedir acesso aos votos antes do cômputo. Já a emissão da zerézima confirma que não há voto registrado no sistema, o que é validado com certificado digital pelas duas empresas contratadas, Webvoto e The Perfect Link.

Fonte: Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *