A Secretaria Municipal da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou seis novas mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (19). Agora a cidade possui 26 óbitos no ano. Em relação aos casos, são 2.893 pessoas com o diagnóstico positivo para a doença nos últimos nove meses. Conforme a pasta, as vítimas são quatro homens, de 43 a 77 anos e duas mulheres, de 43 e 90 anos.
Quatro deles tinham comorbidades. Ainda segundo a SES, duas mortes ocorreram em unidades de saúde privada e as outras quatro em leitos da rede pública entre os dias 4 de agosto e 7 de setembro. Os resultados foram liberados para a prefeitura após análise do Instituto Adolfo Lutz, responsável por tal verificação em todo Estado.
Vacinação
Além das medidas não farmacológicas (uso de álcool em gel e máscara), a vacinação é indicada para previnir que a doença seja adquirida com gravidade. Mas são quase apenas 25% do público alvo que está com as quatro doses administradas.
Segundo a SES, toda a população de 717.562 tomaram a primeira dose, 660 mil (92%) a segunda, 461 mil na terceira (64%) e, na segunda dose de reforço (4° dose), são quase 176 mil vacinados, totalizando 24,5%. A dose, atualisada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, da fabricante Moderna (SpikeVax), está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira. O horário é de acordo com cada unidade de saúde.
Podem receber o imunizante o grupo prioritário (pessoas de 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades e privadas de liberdade acima de 18 anos, profissionais do sistema prisional, adolescentes e jovens cimprindo medidas socioeducativas e aquelas em situações de rua) e crianças de seis meses e menores de cinco anos. Já a população geral, que ainda não recebeu nenhuma dose desde o começo da campanha, em 2021, pode comparecer às UBS para iniciar o ciclo de imunização. Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul