Geral

Sorocaba confirma sétima morte por Covid-19

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou nesta quinta-feira (6) a sétima morte por Covid-19 na cidade. A vítima é uma mulher, de 54 anos, que tinha doenças pré-existentes. Ainda conforme a pasta, ela faleceu em fevereiro em unidade de saúde privada. A data exata do óbito não é mais informada para a imprensa.
O boletim ainda esclarece o número de casos confirmados até o momento. 399 contraíram coronavírus nos dois primeiros meses do ano. São 15 a mais se comparado ao último informe, divulgado na quinta-feira passada. O Sars-CoV-2 é transmitido principalmente pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Para evitar a contaminação, o uso de máscaras em ambientes com muitas pessoas e higiene constante das mãos são recomendados.
Outra maneira de evitar a forma mais grave da doença quando já contaminada é a vacinação. Em Sorocaba é disponibilizada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira. O horário é o mesmo já praticado em cada local. Pode tomar o imunizante pessoas do grupo prioritário e crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de cinco anos). O imunizante ofertado no município é o monovalente (que não precisa de dose de reforço depois de três meses) da XXB Moderna (Spikevax), atualizada para a subvariante Ômicron.

Sintomas

De acordo como Ministério da Saúde, a infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos sem ou com sintomas com manifestações leves, moderados, graves e críticos. Os sinais e sintomas mais comuns incluem: febre ou calafrios, tosse, fadiga, anorexia, dispneia, mialgia e dor de cabeça. No entanto, outros sintomas não específicos, como dor de garganta, congestão nasal ou coriza, e dor de cabeça, também foram reportados em casos confirmados de covid-19. Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *