Geral

Sorocaba: Secretarias de Educação e Saúde são alvos de operação da PF e CGU

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagram na manhã desta quarta-feira (11), a operação Parajás em Sorocaba e Araçoiaba da Serra. A ação apura a prática de desvios de recursos públicos na cidade. Os alvos seriam integrantes da Secretaria de Educação (Sedu) e Saúde (Ses) de Sorocaba. Ao todo, cerca de 50 agentes federais (da PF e CGU) cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4° Vara Federal de Sorocaba. Foram usadas viaturas sem identificação. A operação é uma referência às Parajás, que na mitologia tupi-guarani são consideradas as deusas da honra, do bem e da justiça.
Conforme da PF, as investigações tiveram início em outubro do ano passado e apuram supostas práticas de desvios de recursos públicos que teriam ocorrido entre 2020 e 2023 em Sorocaba. As suspeitas apontam, ainda, para a possibilidade de direcionamento de contratos e convênios para duas empresas e uma entidade assistencial que seriam controladas por um ex-servidor público municipal. Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou para uma das empresas a medida cautelar de proibição de contratar o poder público.
Também foi proibido qualquer alteração dos quadros societários de todas as pessoas jurídicas investigadas, bem como o ingresso das pessoas físicas investigadas em novas sociedades empresariais. Por fim, os investigados, que não tiveram a identidade revelada, podem responder pelos crimes de estelionato contra o poder público, peculato e contratação direta ilegal. A pena pode chegar a 12 anos de prisão. Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *