Geral

Suas fotos do Instagram e Facebook são usadas para treinar IA

As redes sociais Instagram e Facebook pertencem à Meta, proprietária também do WhatsApp. Recentemente, viralizou na Internet a notícia de que a empresa está utilizando postagens públicas dos seus usuários, incluindo fotos e legendas, para treinar sua própria Inteligência Artificial generativa. É claro que a notícia provocou um alvoroço nas pessoas, que ficaram preocupadas com a privacidade e consentimento dos seus dados em meio à falta de transparência do sistema.

Na prática, o que acontece, a Meta pode usar as informações coletadas para fontes de dados licenciados compartilhados nos produtos e serviços da própria empresa, como geração e tradução de textos, além de escrever diferentes tipos de conteúdo via IA. Como você pode evitar isso? Alterando suas publicações para o modo privado. Falamos mais sobre isso no texto a seguir, do Engenharia 360!

Como a ação da Meta pode impactar a sua vida?

Tem gente que usa de modo bastante saudável as redes sociais e realmente não se importa que a Meta use suas informações para treinamento de Inteligência Artificial. Mas a maioria é contrária, dizendo estar desconfortável com a ideia de uso explícito dos seus dados. A dona do Instagram e Facebook promete agir de maneira segura e responsável, respeitando as regulamentações de privacidade em vigor em cada país. Mas será?

Já faz alguns anos que a Meta se envolve em escândalos de privacidade de dados. Em 2021, por exemplo, ela tentou mudar a política de privacidade do WhatsApp, o que resultou em ações de órgãos como o Procon-SP. Lembrando que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira garante aos cidadãos o direito de saber como seus dados estão sendo utilizados e de se opor a esse uso. Por isso, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no Brasil entrou em ação, solicitando urgente mais informação da Meta para entender melhor esse novo caso.

Como desativar

Felizmente, você pode se opor à coleta de seus dados para treinar a IA da Meta. Veja como: no navegador acesse o site: https://privacycenter.instagram.com/privacy/genai/.  Faça login em sua conta do Instagram ou Facebook; role até a seção “Privacidade e IA Generativa”; clique em “Direito de se opor”; preencha o formulário com seu país, endereço de e-mail e motivo para se opor (por exemplo, “não quero que meus dados sejam usados para treinar IA”); confirme o envio com um código recebido por e-mail.

Pelo aplicativo do Instagram

  1. Abra o Instagram e acesse seu perfil.
  2. Clique no ícone de três linhas no canto superior direito.
  3. Selecione “Configurações e Privacidade”.
  4. Role até “Sobre” e clique.
  5. Selecione “Política de Privacidade”.
  6. Na nova página, clique no ícone de três linhas novamente.
  7. Selecione “Outras Políticas e Artigos”.
  8. Clique em “Como a Meta Usa Informações para Recursos e Modelos de IA Generativa”.
  9. Role até “Direito de Se Opor” e clique.
  10. Preencha o formulário com seu país de residência, endereço de e-mail e motivo do pedido.
  11. Confirme o envio com um código de seis dígitos recebido por e-mail.

Pelo aplicativo do Facebook

  1. Abra o Facebook e toque no ícone de “Menu”.
  2. Selecione “Ajuda e Suporte”.
  3. Clique em “Termos e Políticas”.
  4. Selecione “Política de Privacidade”.
  5. Clique no ícone de três linhas novamente.
  6. Selecione “Outras Políticas e Artigos”.
  7. Clique em “Como a Meta Usa Informações para Recursos e Modelos de IA Generativa”.
  8. Role até “Direito de Se Opor” e clique.
  9. Preencha o formulário com seu país de residência, endereço de e-mail e motivo do pedido.
  10. Confirme o envio com um código de seis dígitos recebido por e-mail. É importante destacar que a desativação dessa coleta de dados não é necessariamente instantânea. Primeiro Meta deve analisar o pedido e, se aprovado, a operação será encerrada. Quer dizer que, mesmo que você se oponha, a empresa ainda poderá usar seus dados em alguns casos. Fonte: https://engenharia360.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *