Geral

Três cidades iniciam testes com Internet Quântica

Além de proporcionar uma distribuição de chaves criptográficas quase inquebráveis, a internet quântica tem o potencial de conectar computadores quânticos separados, formando máquinas distribuídas maiores e mais poderosas que qualquer computador individual. A tecnologia também abre portas para novos experimentos científicos, como a criação de redes de telescópios virtuais, oferecendo uma resolução equivalente à de um telescópio único com centenas de quilômetros de diâmetro.

Diagrama da Rede Quântica em Operação em Boston, EUA
[Imagem: C. M. Knaut]

Os experimentos foram realizados em Boston, EUA; Delft, Países Baixos; e Hefei, China. Apesar de utilizarem arquiteturas de qubits diferentes, cada uma das três equipes conseguiu conectar com sucesso os nós de suas redes usando fótons na parte infravermelha do espectro, compatível com as comunicações por fibra óptica. Este é um marco significativo na direção da implementação prática de redes quânticas, tornando essas as demonstrações mais avançadas já realizadas no campo.

Entretanto, embora a internet quântica deva utilizar a infraestrutura de fibras ópticas, ela não funcionará com os mesmos equipamentos da internet atual. A internet convencional utiliza repetidores (hubs) para reforçar os sinais transmitidos de um ponto a outro, permitindo que eles viajem maiores distâncias. Já os repetidores quânticos ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. Isso limita significativamente a distância que os fótons individuais podem percorrer antes que sua informação se perca, o que pode ocorrer até mesmo por variações sutis de temperatura entre locais ou ao longo do dia.

Esses primeiros testes são, portanto, fundamentais, pois permitem às equipes avaliar os equipamentos disponíveis e estabelecer requisitos para a criação de novas versões mais robustas. Nos experimentos realizados, a rede em Boston alcançou uma distância de 35 km; em Delft, 25 km; e em Hefei, 12,5 km. As equipes esperam que, até o final desta década, redes quânticas realistas possam operar em distâncias de até 1.000 km. Fonte: www.engenhariae.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *