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Urbes publica edital para projeto do novo Terminal Rodoviário de Sorocaba

Foi publicado nesta quarta-feira (20), pela Urbes – Trânsito e Transporte, o edital para o processo de contratação da empresa que vai projetar a nova rodoviária de Sorocaba. Pela chamada de licitação, a contratação deve ter teto de R$ 3 milhões e a execução deve ocorrer em até 150 dias depois da assinatura do contrato.

O edital, publicado no Diário Oficial do Município, prevê que a empresa vencedora vai desenvolver serviços como estudos e projetos de engenharia e arquitetura, levantamento das características locais, concepção da proposta em estudo preliminar, elaboração de ante projeto e dos projetos executivos completos, além das especificações técnicas de materiais, laudos técnicos e pareceres.

No cronograma de execução do projeto, há previsão do valor de R$ 3 milhões como teto do valor máximo do projeto. O mesmo cronograma ainda indica que há a expectativa de que o projeto seja executado até fevereiro de 2023, com prazo para execução dos serviços de 150 dias.

Local

A área escolhida pela Prefeitura de Sorocaba – e que consta no edital da licitação – é uma área pública de 230 mil m², localizada na altura do km 106 da rodovia Raposo Tavares), vizinha tanto do Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene e da Arena Multiuso, região que recentemente ganhou novos acessos e uma passarela para facilitar o trânsito – tanto de veículos como de pedestres – da rodovia aos prédios públicos.

Conforme o projeto de construção, o novo terminal rodoviário poderá conter mais de um pavimento. A área total a ser construída não deverá ultrapassar 40 mil m². A ocupação do novo Terminal Rodoviário de Sorocaba deverá ser de até 20% dessa área, ficando 80% de área permeável. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para ocorrer no dia 13 de outubro, segundo o edital. A contratação será pelo menor preço apresentado.

“Novela”

A construção de uma nova rodoviária para servir Sorocaba pode ser comparada a um enredo de novela, pois é uma reivindicação de décadas. A atual em uso foi construída nos anos 1970, e é considerada ultrapassada diante dos atuais padrões de mobilidade e integração dos sistemas de transportes. Outro fator é que está no centro da cidade, considerada por especialistas inadequada para os acessos, deslocamentos e estacionamentos.

Além do longo tempo de espera dos sorocabanos por um novo terminal rodoviário, a área escolhida também rendeu polêmica. A escolha atual, a definitiva, foi feita pela Prefeitura em novembro de 2021. Mas sete meses antes, debates foram feitos por conta de uma escolha de local anterior. O anúncio da nova rodoviária, então, era para ser no bairro Jardim Santa Rosália. Essa primeira escolha rendeu discussões. Muitos moradores se mobilizaram e fizeram pressão contra a instalação, com direito a abaixo-assinado e procura por audiência pública junto a vereadores. em setembro de 2021 o local ficou em suspenso, até que a área próxima a Arena Multiuso fosse finalmente definida.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

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