Geral

WhatsApp testa recurso que transforma áudio em texto

O WhatsApp pode estar prestes a implementar uma ferramenta para transcrever mensagens de voz. A versão beta 23.3.0.73 do aplicativo, disponível apenas para dispositivos iOs, inclui a ferramenta de transcrição de áudio. Por enquanto, a atualização está disponível apenas para alguns usuários que realizam testes na plataforma de conversas da Meta. Recentemente, o WhatsApp recebeu novos emojis e mensagens de voz no status, além da criação de comunidades com até 5 mil pessoas.

Transcrição de áudio no WhatsApp

As atualizações costumam ser disponibilizada primeiro em versões beta, para que possam ser testadas. Após a fase de testes, o aplicativo disponibiliza o recurso na próxima atualização aos demais usuários. Como podemos ver na imagem abaixo, o WhatsApp desenvolve um recurso de transcrição de áudio, e podemos ver atela que aparece ao usuário quando as palavras ditas no áudio não forem reconhecidas.

CRÉDITOS: WaBetaInfo/Reprodução

Na imagem, o WhatsApp afirma que a transcrição não pode ser realizada devido: “As palavras não foram reconhecidas” ou “Transcrições não estão na mesma língua da mensagem de voz”. Como podemos ver, a transcrição será realizada localmente no dispositivo. Por isso, será necessário baixar os pacotes de idiomas adequados, antes de executar a transcrição das palavras. Vale ressaltar que, quem gravou a mensagem de voz também precisará se comunicar de uma forma que o WhatsApp compreenda.

Não há como saber quando a novidade irá chegar até todos os usuários. Também não sabemos se a plataforma já está desenvolvendo a mesma ferramenta para usuários Android, ou se o foco será primeiro no iOS. Usualmente, após após as atualizações do WhatsApp serem reportadas por usuários com acesso as versões Beta, costuma demorar alguns meses até a novidade ser disponibilizada ao público geral. Como uma ferramenta de transcrição de áudio é mais complexa, talvez a espera pela novidade seja ainda mais prolongada. É importante, sempre lembrar de manter o app atualizado, para não perder as atualizações.

Fonte: Mundo Conectado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *