Trazendo como tema “Futuro sustentável – não deixar ninguém para trás”, a 28ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional de Arquitetos (UIA Word Congresso of Architects CPH 2023) será na cidade de Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 2 a 6 de julho. Com o objetivo de destacar o potencial da arquitetura e contribuir para uma sociedade sustentável, o congresso permitirá conhecer e interagir com alguns dos perfis mais influentes e inovadores.
Os palestrantes convidados incluem as principais vozes globais do mundo da arquitetura, política, ciência e negócios. São eles: Bjarke Ingels (Arquiteto. Fundador, BIG); Chimamanda Ngozi Adichie (escritor premiado); Chris Downey (Fundador, Arquitetura para Cegos); Christian Benimana (Arquiteto. Co-fundador, African Design Centre. Diretor, MASS Design Group); Connie Hedegaard (Presidente do Conselho de Missão da Comissão Europeia sobre Adaptação às Mudanças Climáticas); Elizabeth Timme (Arquiteta. Co-fundadora, Office of Office); Francis Kéré (Arquiteto. Fundador, Kéré Architecture); Jim Hagemann Snabe (Presidente, Siemens. Membro do Conselho, Fórum Econômico Mundial); Kunlé Adeyemi (Arquiteto, professor e estrategista de desenvolvimento. Fundador e diretor da NLÉ); Maria Neira (Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS); Mette Skjold (CEO e sócia, SLA); Partha Dasgupta (Professor Emérito de Economia na Universidade de Cambridge); Ursula von der Leyen (presidente da Comissão Europeia) (a confirmar).
As biografias dos palestrantes estão disponíveis no site do evento. Acesse o link. Clique aqui. O Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 estará focado em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os palestrantes irão destacar como a arquitetura pode ser uma ferramenta essencial para alcançar esses objetivos.
Segundo Natalie Mossin, presidente do Congresso, cada um dos palestrantes apresentou contribuições únicas para arquitetura, ciência, política e negócios e houve um pedido para que eles se envolvam em diálogos que abrangem todos os ODS da ONU e culturas e climas juntamente com o restante do programa. “O programa do nosso Congresso apresenta novos conhecimentos e práticas inspiradoras que contribuem para a sustentabilidade no ambiente construído, tanto social quanto ambientalmente. Os desafios são urgentes e globais e precisamos compartilhar nosso conhecimento e melhores práticas além-fronteiras para alcançar a escala de ação necessária. É disso que esperamos que os palestrantes e convidados dos participem no Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 ”, afirma Natalie Mossin.
Um programa preliminar do Congresso já está disponível. Acesse aqui.
Congressos Mundiais
Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), os Congressos Mundiais são eventos importantes para o intercâmbio profissional entre todos os arquitetos do mundo, ocorrendo a cada três anos desde 1948 e reunindo milhares de participantes de todo o mundo.
Cada edição tem um tema específico relacionado com a arquitetura, desenvolvido por notáveis personalidades das áreas internacionais. O Congresso Mundial de Arquitetos da UIA em Copenhague 2023 será sediado pela primeira vez na capital da Dinamarca, pela seção nórdica da UIA: Dinamarca, Finlândia, Ilhas Faroe, Islândia, Noruega e Suécia. A União Internacional de Arquitetos UIA foi fundada em 1948 e reúne associações nacionais de arquitetos em mais de 100 países.
Capital Mundial da Arquitetura 2023
Neste ano de 2023 Copenhage foi nomeada capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e, ainda, pela UIA. A UNESCO e a UIA lançaram a iniciativa ‘Capital Mundial da Arquitetura’ para destacar o papel fundamental da arquitetura, planejamento urbano e cultura na formação da identidade urbana e do desenvolvimento urbano sustentável. Copenhague é a segunda cidade a ser nomeada Capital Mundial da Arquitetura, depois do Rio de Janeiro, em 2021.
Fonte: CAU-BR