Geral

5G está 1.947 cidades do mundo, 24 com a versão standalone

Um novo levantamento revela que existem 1.947 cidades com redes 5G ao redor do mundo – a maioria delas nos Estados Unidos e na China. Porém grande parte ainda é de redes não-standalone, aquelas que são um upgrade no 4G, ainda sem as faixas de frequência específicas da nova onda tecnológica – como acontece no Brasil, por meio do 5G DSS, que  já foi chamado pela TIM do ‘5G do marketing’.

O estudo “The State of 5G, da Viavi Solutions, indica que 635 cidades receberam redes 5G, ainda que na versão DSS, ao longo de 2021. No começo de 2022, eram 72 países com redes 5G em funcionamento. Apesar das quase 2 mil cidades com a versão não-standalone, existem apenas 24 redes 5G autônomas ativadas por enquanto.

China e Estados Unidos lideram o número de cidades com 5G – a China com 356 e os EUA com 296. As Filipinas permaneceram em terceiro lugar globalmente com um total de 98 cidades com 5G. A lista foi ampliada no segundo semestre de 2021 com Argentina, Butão, Quênia, Cazaquistão, Malásia, Malta e Ilhas Maurício. A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) ultrapassou a APAC (Ásia-Pacífico – incluindo a Grande China), com o maior número de cidades 5G, sendo 839 no total; APAC tem 689 cidades de 5G e as Américas somam 419.

O relatório também destaca o crescente ecossistema Open RAN pelo mundo, combinando operadoras móveis e fornecedores de software e infraestrutura que buscam desenvolver uma Rede de Acesso de Rádio (RAN) aberta e virtualizada com controle de Inteligência Artificial (IA) incorporado. Em março deste ano, 64 operadoras anunciaram publicamente sua participação no desenvolvimento de redes Open RAN. Isso se divide em 23 implantações, 34 na fase de teste e outras sete operadoras que anunciaram publicamente que estão na fase de pré-teste.

Fonte: Convergência Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *