AEASMS participa de comemorações do Dia da Defesa Civil em Sorocaba

Com o lema ”Juntos Somos Mais Fortes”, a Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), comemorou na manhã desta sexta-feira (19), o Dia Municipal da Defesa Civil, em cerimônia realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal.

O Dia Municipal da Defesa Civil foi oficializado pela Lei Municipal n.º 9.809, de 16 de novembro de 2011, sendo o dia 19 de julho a data escolhida para a comemoração, palestras, seminários, painéis, debates, bem como para a concessão de medalhas e diplomas comemorativos para integrantes da comunidade que se destacam na atuação junto à Defesa Civil, incluindo integrantes da AEASMS.

O secretário da Sesdec, Coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, destacou a importância da Defesa Civil, que há 42 anos atua em defesa da cidade e na proteção da população.

“Se hoje temos uma Sorocaba mais protegida e com menos incidentes, é porque todos aqueles que fazem e já fizeram parte da equipe da Defesa Civil realizaram e realizam ações eficientes, quer seja em monitoramento, ações preventivas ou em propostas ao Executivo para que pudéssemos alcançar esses excelentes resultados”, comemorou.

O coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Alexandre Lima, apresentou o relatório das ações desenvolvidas no período.

Destacou o comparativo dos índices pluviométricos de 2017/2018 e 2018/2019 durante o Plano Verão e, embora aponte um aumento significativo, mesmo com o aumento das chuvas no período, houve uma queda acentuada nos atendimentos nos últimos três anos devido ao forte trabalho de prevenção realizado. Em 2016/2017 foram realizados 1.122 atendimentos, em 2017/2018 foram 935 atendimentos e em 2018/2019, 662 atendimentos.

Conforme relatado pelo coordenador, houve uma redução significativa nas solicitações recebidas pela Defesa Civil nos dois últimos anos, reflexo das ações preventivas realizadas pela Defesa Civil e pelos parceiros.

Como exemplo citou a parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Sema) e a Secretaria de Meio Ambiente, Parque e Jardins (Sema) na limpeza e desassoreamento de córregos; na construção do Reservatório de Detenção de cheias Água Vermelha; em ações de resposta e recuperação de pontes como no caso do transbordamento do córrego Itanguá e no atendimento de vítimas de incêndio, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias).

Novos projetos

Na ocasião também foram anunciados novos projetos da Defesa Civil em Sorocaba, como o programa “Defesa Civil nas Escolas – Aprender para prevenir” que, em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), a partir de agosto deste ano, desenvolverá ações com os alunos do 7.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, criando desde cedo uma cultura de prevenção e proteção civil, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres.

Outra ação também divulgada pelo secretário Valdir foi a execução de um Simulado de Abandono Emergencial de Área em hospital da cidade. A atividade é considerada uma importante ferramenta de treinamento em situações de acidentes de grandes proporções.

No evento, a Sesdec destacou a importância de todos que integram a equipe de Sorocaba: agentes e voluntários que se doam de forma integral no trabalho forte e atuante da Defesa Civil e, ao final da cerimônia, foram homenageados colaboradores que se destacaram na atuação durante as ações desenvolvidas durante o último ano.

Representando o prefeito José Crespo, a primeira-dama e presidente do FSS, Lilian Crespo, encerrou o evento reforçando o engajamento de toda Administração Municipal em oferecer à população, uma Sorocaba cada vez melhor, com mais segurança e qualidade de vida para todos.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta