Atlas traz os monumentos Históricos e Artísticos do Brasil

Organizada por Augusto Carlos da Silva Telles (1923-2012), professor e batalhador da conservação e da restauração de bens culturais em nosso país, a publicação “Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil” está disponível on-line. A obra foi reeditada pelo Programa Monumenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que lançou diversas publicações de referência que fundamentam o ensino de arte, da história e da arquitetura no Brasil e que se encontravam esgotadas.

O Atlas visa promover nosso acervo cultural e suprir a evidente carência de livros com esse caráter, tão raros nos catálogos das editoras comerciais. A obra tem o mérito de ter sido concebida não só para preencher lacuna bibliográfica, mas também para estimular a inclusão curricular do estudo do patrimônio cultural brasileiro entre os alunos de ensino médio e superior. A edição conta com fotos e textos explicativos sobre as obras, monumentos e edificações e, ainda, bibliografia referente aos conteúdos.

Silva Telles

O autor da publicação, Augusto Carlos da Silva Telles, mais conhecido como Silva Telles, foi importante referência no âmbito da arquitetura e patrimônio brasileiros. Arquiteto de formação, iniciou sua carreira na primeira metade da década de 1950 como professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), profissão na qual atuou por mais de 20 anos.

Em 1957, passou a integrar o quadro do IPHAN, no qual ocupou diferentes cargos ao longo do tempo. Inicialmente, assumiu a função de consultor técnico e, ao final da década de 1970, tornou-se titular da Diretoria de Tombamento e Conservação. Em 1982, passou a ser membro do Conselho Estadual de Tombamento do Rio de Janeiro, assembleia que presidiu de 1994 a 2006. Entre 1988 e 1989, dirigiu a Fundação Pró-Memória 3. Acesse o Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil. Clique aqui.

Fontes: IPHAN e IMS

 

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta