O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU) iniciou esta semana a sua campanha de valorização profissional de arquitetos e urbanistas. A ação tem como objetivo dar visibilidade aos profissionais e estimular a contratação de serviços, além de reforçar a atuação do CAU/SP enquanto autarquia representante de mais de 60 mil arquitetos e urbanistas de São Paulo.
Com o mote “Arquitetas, arquitetos e urbanistas: desde sempre, sempre presentes”, a campanha prevê a veiculação de peças em jornais impressos, rádios, relógios estáticos, outdoors, estações de metrô, monitores residenciais e painéis luminosos, além de peças veiculadas no ambiente digital (Youtube, Facebook e Instagram).
Confira o vídeo da campanha publicitária no canal do Conselho no YouTube
Serão 11 praças abrangidas: São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Santos, ABC e Mogi das Cruzes. Na capital paulista, a ação será exposta em painéis luminosos espalhados pelas estações República, Barra Funda, Luz, Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, Brigadeiro, Consolação, Trianon Masp, Paraíso e Sé, que também terá um anel digital dedicado à campanha. “Arquitetos produzem espaços e mostrar a arquitetura acontecendo no dia a dia é fundamental”, explica Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.
“[É preciso] Mostrar a diversidade da nossa atuação, pela perspectiva dos usuários, pelas pessoas. Não estamos apenas no projeto da casa, mas também, [estamos] pensando nas cidades, nas periferias no bem-estar da população como um todo. É uma campanha que quer ser popular”, acrescenta.
Democratizar e desmistificar a profissão
A nova campanha é sustentada em dois pilares complementares: Reconectar, que visa a apresentar e destacar as atribuições e o papel fundamental da Arquitetura para a garantia de qualidade de vida em municípios com diferentes realidades, e Recomendar, colocando o arquiteto em evidência e destacando a acessibilidade dos seus serviços para qualquer cidadão, independentemente de sua classe social.
A campanha, que traz o mote “Arquitetas, arquitetos e urbanistas: desde sempre, sempre presentes”, contou com as locuções da atriz Amanda Brambilla, identidade sonora da MM Produções, fotografia de Wanezza Soares, fotos do Fundo FICA (vídeo) Lauro Rocha, agência Impulse Hub no conceito, Oitentaedois nas artes finais e Ink Comunicação nas relações públicas e assessoria de imprensa.
As imagens foram feitas em locações reais, com usuários de espaços que envolvem a atuação de arquitetas, arquitetos, urbanistas em diversas frentes de trabalho, como paisagismo, restauro, moradias de interesse social ou na mobilidade e acessibilidade em lugares públicos, destacando que o trabalho destes profissionais está presente “da casa à cidade”.
Fonte: CAU-SP