Casa em 3D é impressa em apenas 18 horas

A primeira casa construída usando a impressão 3D em Portugal chegou em grande estilo. A residência foi erguida pela recém-criada empresa Havelar em apenas 18 horas. É importante dizer não se trata de uma casa pequena: é uma residência de 80 metros quadrados e 2 quartos, localizada na zona do Grande Porto. A construção usou a impressora BOD2 da COBOD, a mesma usada para construir o maior edifício impresso em 3D da Europa.
De acordo com a empresa, as casas impressas em 3D de Havelar podem ser produzidas pelo custo de 1,5 mil euros por metro quadrado – um valor abaixo do mercado do Porto, de cerca de 3,1 mil euros por metro quadrado. O preço mais acessível está relacionado com a velocidade de construção. Seguindo um projeto, a impressora distribui camadas com uma mistura semelhante a cimento, erguendo a estrutura básica da casa.

casa 3D Portugal
Foto: COBOD

Embora o processo de impressão demore 18 horas e seja automatizado, a presença de construtores humanos ainda é necessária para a instalação das janelas, portas, painéis, telhado e todos os outros acabamentos necessários. Todo o projeto foi construído em menos de dois meses, um prazo muito mais rápido que o normal.

A casa é uma charmosa residência térrea com paredes nervuradas que indicam que foi construída com tecnologia de impressão 3D. O interior da casa gira em torno de uma espaçosa cozinha e área de jantar, interligados com a sala de estar, os dois quartos e o banheiro são cômodos separados.

casa 3D Portugal
Fotos: COBOD

Além de oferecer casas modernas e acessíveis, a Havelar tem como objetivos reduzir a geração de resíduos de construção civil e ajudar na transição para materiais de construção mais sustentáveis, com uma pegada de carbono menor. A empresa quer atingir a neutralidade de carbono até 2030 em sua operação através do uso de materiais como terra, lodo, palha e outros biomateriais. “Queremos nos unir a parceiros com o mesmo propósito para a construção de comunidades sustentáveis ​​e acessíveis. Com 150 mil euros é possível a um jovem casal ter a casa com que sempre sonhou, numa zona com bons serviços”, conta Rodrigo Vilas-Boas, cofundador da Havelar.

parede casa 3D
Foto: COBOD
Fonte: https://ciclovivo.com.br/

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta