CAU propõe programa de reformas populares no PPA do governo federal

Geral

CAU propõe programa de reformas populares no PPA do governo federal

Você sabia que 25 milhões de brasileiros vivem em moradias precárias? E que uma reforma custa em média 10% de uma nova casa, e pode impactar em até 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Esses são alguns dos argumentos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), para defender sua proposta de moradia digna, direito à cidade e economia popular para o Plano Plurianual (PPA), que é o documento que define as prioridades e metas do Governo Federal para um período de quatro anos.

Por meio do programa PPA Participativo, o CAU Brasil e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) apresentaram a sua proposta de onde o governo deve gastar parte dos R$ 2,5 bilhões previstos para o programa. O PPA Participativo visa a ampliar a participação social e o controle democrático das políticas públicas.

A proposta do CAU Brasil consiste em garantir moradia digna, saúde do habitat e a ampliação da economia popular com projetos e reformas de moradias precárias. O programa viabiliza investimento público e privado para ações de Assistência Técnica gratuita em Habitação de Interesse Social (ATHIS), com foco nas comunidades pobres.

O objetivo dessa estratégia é fortalecer a capacidade institucional dos municípios, capacitar profissionais e assegurar a participação social. Contribui ainda para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Como apoiar a proposta do CAU/BR

A proposta do CAU Brasil e do IPEA está disponível na plataforma digital Brasil Participativo, que permite priorizar programas, apresentar e votar em propostas para o país. Para apoiar a proposta, basta acessar o site www.brasilparticipativo.gov.br, fazer o cadastro e escolher até três propostas entre as 28 pré-selecionadas pelo governo. Não perca essa oportunidade de fazer parte da construção do futuro do país. Apoie a proposta do CAU Brasil e ajude a garantir moradia digna para todos!

Fonte: CAU-BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *