Geral

Cimento comestível: material inovador que utiliza resíduos alimentares na construção civil

Adicione folhas de repolho, cascas de laranja, cebola, banana e alguns pedaços de abóbora para obter… cimento. Isso mesmo, pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma técnica por meio da qual é possível produzir cimento a partir de resíduos alimentares.

A iniciativa inovadora, além de ser utilizada na construção, é literalmente comestível. Ajustando sabores e utilizando alguns temperos, o cimento quebrado em pedaços e fervido pode se tornar uma bela refeição.

 

Yuya Sakai, professor responsável pelo estudo, é engenheiro especializado em concreto e reciclagem e em uma pesquisa anterior desenvolveu uma técnica para mesclar o pó de concreto reciclado e resíduos de madeira gerando um material mais resistente por meio de uma espécie de compressão quente.

Foi durante esses ensaios que surgiu a ideia de testar outros materiais residuais de maneira similar, incluindo – por que não – legumes e frutas. Todo o processo de fabricação foi documentado e apresentado na 70ª Reunião Anual da Sociedade de Ciências de Materiais em maio de 2021 por meio do artigo Development of Novel Construction Material from Food Waste.

O texto documenta a produção desse material dividindo-a em três etapas: após cortar as matérias-primas (cascas de laranja, cebolas, abóboras, bananas, repolho chinês e algas marinhas), as pequenas peças foram colocadas em uma estufa regulada a uma temperatura de 105°C ou máquina de secagem à vácuo. Em seguida, os materiais secos foram pulverizados usando um liquidificador comum para, posteriormente, o pó ser misturado com água e temperos e, por fim, prensado a quente a 180°C.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *