Geral

Documentários sobre ícones da Arquitetura

 

Em comemoração aos 469 anos de São Paulo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) vai exibir em sua sede no Triângulo Histórico uma série de documentários sobre os arquitetos e urbanistas que deixaram suas marcas na cidade. Fazendo parte da programação do festival “A Cidade do Futuro”, a exibição será no dia 25 de janeiro.

A mais nova edição do “cine CAU-SP” é uma parceria com o Canal Curta!On. O térreo da sede será também ocupado por intervenções sonoras de Amanda Brambilla (locução) e Kellynson W. Mattos (designer de som). O festival “Cidade do Futuro” é promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, CNB Esporte e Cultura e BM9 Eventos, com apoio da associação Pró Centro.

Além de apresentações musicais, este evento conta com uma programação de palestras e conferências sobre afrofuturismo, empreendedorismo, tecnologia, saúde, educação, entre outros temas (confira a programação completa: cidadedofuturo.com).


Serviço
CAUSP + Festival A Cidade do Futuro
Dia 25 de janeiro de 2023,
Das 10h às 15h30
Sede do CAU/SP
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento)
São Paulo
Mais informações: cidadedofuturo.com

 

Programação

10h – Documentário “Lina Bo Bardi”: um retrato da vida e da obra da arquiteta italiana naturalizada brasileira (1914-1992). Ao longo de sua vida, Lina atuou em várias áreas do cenário cultural do país, e não apenas na Arquitetura: foi cenógrafa, designer de jóias e móveis, diretora de museus e, também uma importante crítica da cultura brasileira. Dir.: Aurélio Michiles ; duração: 50 min.

11h – Documentário “Niemeyer – A vida é um sopro”: a história de um dos mais influentes arquitetos brasileiros no século XX. Niemeyer (1907-2012) fala de forma descontraída como concebeu seus principais projetos e sobre sua vida e ideais. Chico Buarque, Ferreira Gullar, José Saramago, Lúcio Costa, entre outros, participam da produção. Dir.: Fabiano Piraino Maciel; duração: 90 min.

14h – Documentário “Eduardo de Almeida”: arquiteto, designer e professor, Eduardo de Almeida traz referências norte-americanas por meio do estudo da obra de Frank Lloyd Wright (1867-1959) em meio à arquitetura brutalista de São Paulo. Dir.: Herbert Henning; duração: 26 min.

15h – Documentário “Vigliecca”: produção sobre Héctor Vigliecca, arquiteto uruguaio radicado no Brasil, e que teve um papel muito importante na renovação do panorama arquitetônico. Dir. Herbert Henning ; duração: 26 min.

Fonte: CAU-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *