Comissão Permanente do Crea-SP vai atualizar Cartilha de Acessibilidade

Considerada a atualização recente dos normativos que regem o assunto, a Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA está preparando uma nova versão da Cartilha de Acessibilidade do Crea-SP. Editada em 2019 pelos então membros da Comissão, a cartilha foi elaborada com o objetivo de oferecer aos profissionais do Sistema, usuários e público em geral, de forma simples e prática, uma orientação para a execução correta dos dispositivos de acesso para pessoas com deficiência.

Com a elaboração da Emenda 1 pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade em 2020, a norma técnica ABNT NBR 9050, que discorre sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, teve alguns de seus pontos modificados, justificando a necessidade de atualização desse material.

À frente da coordenação da CPA está a Eng. Civ. Vanda Maria Cavichioli Mendes Ferreira, tendo como coordenador adjunto o Eng. Eletric. Eletron. José Nilton Sabino. Também integram a Comissão atualmente como membros titulares os conselheiros Eng. Mec. Celso Rodrigues, Eng. Seg. Trab. e Eng. Quím. Francisco Innocêncio Pereira e Eng. Agrim. e Eng. Civ. Luis Alberto Grecco. Os trabalhos da equipe são acompanhados pelo assistente técnico Eng. Civ. Hugo Leonardo Ribeiro Branco Dragone.

O grupo também vem trabalhando em uma outra cartilha chamada “Habitação Segura para a Terceira Idade” voltada para esse público específico. “À medida que a população vai envelhecendo, vão surgindo algumas limitações, especialmente em relação à mobilidade das pessoas, e, da mesma forma, também se evidenciam as necessidades de adaptação nas residências para garantir a esses usuários uma existência mais segura”, ressalta a coordenadora da CPA. Em versão on-line, tão logo sejam editadas, as publicações estarão disponíveis para consulta no site do Crea-SP.

Fonte: Crea-SP

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta