Geral

Crea-SP conclui treinamento da Nova Lei de Licitações

Colaboradores de diferentes setores participaram da segunda fase do treinamento sobre os aspectos essenciais da Lei 14.133, conhecida como Nova Lei de Licitações e Contratos. A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência Administrativa-Financeira (SUPADF), com a Gerência de Recursos Humanos (GRH) e a Gerência de Eventos e Logística (GEL), atendeu a uma demanda de quem lida diariamente com compras e aquisições no Crea-SP.
O secretário executivo Adv. Holmes Naspolini marcou presença e destacou a importância da participação de todos para a contínua evolução do Conselho. “Apesar de serem de setores e unidades diferentes, todos aqui têm a mesma responsabilidade: gerir melhor os recursos do Conselho e entender as necessidades que surgem, estruturando-as de forma eficiente para obter soluções adequadas. Este curso foi desenvolvido para que vocês ampliem seus conhecimentos sobre o processo de licitações de maneira preventiva”.

Adv. Holmes Naspolini

A segunda rodada de capacitação abordou as evoluções legislativas, a importância das licitações, planejamentos anuais e os requisitos do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Termo de Referência (TR). Somando a primeira fase, foram 70 colaboradores impactados pela iniciativa. “Estamos vivenciando uma mudança no padrão comportamental com a aplicação de uma nova lei aos conselhos. É essencial que haja uma coesão de entendimentos para que o Crea-SP não apenas implemente os processos da melhor forma, mas também sirva de referência para outras autarquias que se inspiram na atuação paulista. É fundamental que os gestores, dentro de suas áreas de conhecimento, dominem os processos para que possam alinhá-los de maneira integrada”, disse o professor Sandro Bernardes, auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU) que ministrou o treinamento.
O conteúdo faz parte da rotina de quem trabalha na autarquia. “É muito importante proporcionar essa oportunidade aos colaboradores, e mais relevante ainda é contar com um representante do TCU para compartilhar informações e esclarecimentos. Isso facilita muito nosso dia a dia e melhora o entendimento dos processos”, afirmou a Adv. Tânia Maria Ferreira, chefe da Unidade de Compras e Licitações.
Para a desenhista industrial Daniela Paradella, chefe da equipe de Logística, o conteúdo amplia o conhecimento de cada um, independente do setor. “Muitos não conhecem exatamente o papel de um gestor e de um fiscal de contrato, e esse treinamento esclarece suas funções, responsabilidades e pontos de atenção. Além disso, explica os sistemas envolvidos, os dados obrigatórios e as implicações de ser um gestor de contrato, o que é essencial para um trabalho eficiente e alinhado às normas”, finalizou. Fonte: Crea-SP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *