![eVTOL da EHang em demonstração — Foto: Divulgação/EHang](https://s2.glbimg.com/4HtCmqg9tMj2oiJM3zREokdcclw=/0x0:2862x1722/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/Z/FVlvvzSoyzFCFjyA5eKA/evtol-curitiba.jpg)
eVTOL da EHang em demonstração — Foto: Divulgação/EHang
![Rafael Greca recebeu réplica em miniatura de eVTOL da EHang — Foto: José Fernando Ogura/SMCS](https://s2.glbimg.com/D_7LCJkIILfXJNn_bhhmmhVE8mo=/0x0:800x532/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/3/I/PYLHvcTsKODn2xzBTXGg/rafael-greca-evtol.jpg)
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu réplica em miniatura de eVTOL da EHang — Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
Para realizar voos tripulados, a aeronave vai precisar da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, afirmou Alexandre Daltro, diretor-executivo da AT Global.
O que é um eVTOL
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar. A Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. Já a Embraer, por meio de sua subsidiária Eve, promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.
![As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1](https://s2.glbimg.com/dO-06G3-w39j-zigRSzvcqWg9-o=/0x0:1200x2655/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/0/QdTCIQRyS9c2hrq8JBgg/evtol.png)
Fonte: G1