A cidade de Curitiba, capital do Paraná, conhecida por suas soluções inovadoras em mobilidade urbana, está prestes a se destacar também na eletrificação da frota de veículos que prestam serviços públicos. Um marco desse avanço é o início dos testes com o primeiro caminhão Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o Volvo FM elétrico para coleta de lixo. Com capacidade para transportar até 8 toneladas de carga líquida e uma autonomia que varia de 150 a 180 quilômetros por dia sem a necessidade de recarga, este veículo exemplar está programado para iniciar suas operações ainda no primeiro semestre deste ano.
Do ponto de vista ambiental, estima-se que o caminhão elétrico reduza em cerca de 60 toneladas de gás carbônico lançadas para a atmosfera por ano, em comparação com um caminhão movido a diesel. Essa estimativa considera uma média de consumo de um caminhão a diesel de 2,5 km/L, uma média de deslocamento anual de 50.000 km e um fator de emissão de 3 kg de CO2/L de diesel.
“Nosso objetivo é mostrar o futuro, pois o futuro representa o melhor presente para Curitiba. A Volvo trouxe este caminhão elétrico de coleta de resíduos urbanos para iniciar testes em Curitiba. Este caminhão foi fabricado na planta da Volvo na Suécia e recebeu uma carroceria brasileira. Estamos iniciando os testes porque estamos ansiosos para alcançar o futuro, preferencialmente um futuro sem poluição”, afirmou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Com 1,7 milhão de habitantes, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8.º do país, segundo Censo Demográfico realizado pelo IBGE para 2022. O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 9,16% no 1º trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 193,9 bilhões. Essa expansão foi puxada pela agropecuária (38,32%), indústria (7,95%) e serviços (4,89%).
Fonte: www.engenhariae.com.br