Engenheiros australianos reforçam concreto em 30% com café

Engenheiros do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, desenvolveram uma inovação no campo do concreto ao incorporar café na massa. A inovação demonstra a evolução contínua do concreto, que agora inclui alternativas mais sustentáveis e eficazes, alinhadas com objetivos ambientais. Vale destacar que, atualmente, aproximadamente 22.500 toneladas de borra de café poderiam ser recicladas anualmente como biocarvão só na Austrália, por exemplo.

Como conseguiram criar esse novo concreto?

Os engenheiros australianos do RMIT conseguiram tornar o concreto mais resistente incorporando grãos de café processados ao material. Eles desenvolveram um método para reciclar a borra de café e transformá-la em biocarvão. Esse biocarvão foi então utilizado para substituir parte da areia comumente usada na produção de concreto. A técnica resultou em um concreto quase 30% mais forte.

Só que, além de fortalecer o concreto, essa abordagem contribui para a sustentabilidade, dando um uso útil à borra de café que, como dito antes, normalmente é descartada. Isso faria reduzir a necessidade de extração de areia, que tem impactos ambientais.

café em concreto
Imagem reproduzida de RMIT University
Fonte: https://engenharia360.com

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta