Edificações Engenharia Engenharia Civil Geral

Greve de caminhoneiros derruba indicadores da construção em maio

Nível de atividade, de ociosidade e de intenção de investimentos apurados pela Sondagem Indústria da Construção ficaram abaixo da média dos 50 pontos no mês

 

Os indicadores da Sondagem da Indústria da Construção apurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) tiveram um recuo acentuado em maio devido à paralisação do transporte de cargas. Entre os índices que foram diretamente afetados estão o nível de atividade e de ociosidade das empresas.

O índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) caiu mais de cinco pontos de maio (53,8) a junho (48,2) e está abaixo da linha satisfatória dos 50 pontos. No nível de atividade da indústria da construção o impacto foi ainda maior, com recuo de 2,5 pontos: de 46,9 em abril para 44,4 em maio.

Essa foi a maior retração registrada desde dezembro de 2014, quando o indicador caiu 3,6 pontos. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, registrou 57 pontos em maio, três pontos percentuais abaixo de abril. Isso significa que a indústria da construção operou com 43% das suas máquinas, equipamentos e trabalhadores ociosos naquele mês.

A queda do número de empregados foi a menor (0,3 pontos), o que fez com que o indicador fosse para 44,3 pontos. A CNI ressaltou que é possível que os reflexos da paralisação no setor de empregos ainda sejam sentidos nos próximos meses.

Investimentos

Os indicadores de novos empreendimentos e serviços e de compras de insumos e matérias-primas recuaram 4,5 pontos, em ambos os casos, atingindo 49,2 pontos e 48,8 pontos respectivamente.

Já o índice de intenção de investimento caiu 2,7 pontos na passagem de maio para junho, fechando o mês com 30,6 pontos, firmando a segunda queda consecutiva do índice. Na comparação com o mesmo mês de 2017, o indicador apresentou alta de 3,4 pontos.

Texto: Nathalia Lopes
Fonte: AECweb
Foto: Andreas G. Karelias/Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *