IPT e Plataforma Pró Municípios promovem curso de estabilização de taludes para prefeituras paulistas

Com o objetivo de oferecer orientações sobre conceitos, análise de estabilidade e utilização de software para estudo de taludes – além de tipos de obras de contenção e exemplos de casos reais – o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Plataforma Pró Municípios promoveram, nos dias 5 e 6 de junho, o curso básico de estabilização de taludes em solo.

Pesquisador da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT e instrutor das aulas, Claudio Luiz Ridente Gomes conta que o curso é destinado a engenheiros, arquitetos e outros profissionais que exerçam funções nas secretarias de infraestrutura, meio ambiente, planejamento e obras e defesa civil das prefeituras municipais.

“Prestamos atendimentos aos municípios e percebemos que a maioria não está preparada para resolver problemas complexos que envolvem taludes”, afirma o pesquisador.

Taludes são terrenos inclinados que auxiliam na sustentação e estabilidade do solo. No curso, que teve mais de 60 inscritos para a primeira turma, foram abordadas questões sobre como adquirir parâmetros de resistência do solo e como fazer análises de estabilidade. Além disso, as aulas também apresentaram alguns casos práticos da atuação do IPT na área. “Queremos alertar o corpo técnico das prefeituras sobre cuidados que devem ser tomados na análise de um projeto de estabilização de taludes”, explica Ridente.

Representantes das prefeituras de Araraquara, Cabreúva, Carapicuíba, Diadema, Espírito Santo do Turvo, Floreal, Guarujá, Guarulhos, Iacanga, Itapira, Itápolis, Jacareí, Mauá, Pedreira, Pedro de Toledo, Peruíbe, Santana de Parnaíba, Santo Antônio do Pinhal, São Sebastião e Vargem Grande Paulista participaram do curso oferecido por meio da Plataforma. A iniciativa do IPT auxilia gestores públicos com conhecimento técnico em engenharia e tecnologia, oferece cursos e apoia o planejamento, a gestão e execução de políticas públicas.

Diretor de Planejamento e Projetos na Prefeitura de Mauá, Rafael Devides veio ao IPT para o treinamento e considerou o conteúdo, principalmente na segunda parte da aula com os exemplos práticos, interessante e explicativo. “O curso vai impactar na maneira como lido com meu trabalho. Em Mauá temos muitas obras de contenção e as orientações irão influenciar positivamente os projetos que planejamos”, finaliza ele.

Fonte: IPT

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta