Mais de 2,7 mil crianças aguardam vagas em creches em Sorocaba

A fila de espera para matrícula nas creches municipais de Sorocaba mais do que dobrou no período de um ano e nove meses. Em março de 2022, cerca de mil crianças de 0 a 3 anos aguardavam vagas nas unidades de educação infantil e, hoje, a lista soma 2.722 nomes — aumento de 172%. Para suprir essa necessidade, a Prefeitura de Sorocaba anunciou, em outubro de 2022, a construção de 13 creches, abrindo um total superior a 4 mil vagas.

A estimativa para conclusão das obras era de oito meses após o término das licitações. Até o momento, duas creches foram entregues: o Centro de Educação Infantil (CEI) 137, na Vila Almeida, e o CEI 138, no Jardim Novo Horizonte, ambos na Zona Norte da cidade. Sobre as demais unidades, a Secretaria da Educação (Sedu) informou que três estão em estágio final e devem ser entregues no início do ano letivo de 2024, sete estão em obras e com previsão de finalização para o primeiro trimestre, e uma está com o projeto pronto, mas ainda em processo de licitação.

O Poder Executivo informou ao Cruzeiro do Sul, em março de 2022, que o investimento necessário para a construção das 13 unidades seria de R$ 28 milhões. O montante foi obtido por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, no entanto, as atualizações acerca do valor não foram informadas.

Atualmente, a rede municipal de Sorocaba possui 98 creches, com 15.679 alunos. A construção das novas unidades deve suprir o déficit. Além das creches, também foi anunciada a construção de quatro escolas de ensino fundamental, totalizando 17 novas unidades escolares no município.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta