Maksim Liksutov, vice-presidente da Câmara dos Transportes de Moscou, disse que o sistema vinha sendo testado por passageiros e funcionários do Complexo de Transporte de Moscou desde o início deste ano. Finalmente pronto para um lançamento completo, todas as estações metroviárias já dispõem do dispositivo.
Para usar a nova tecnologia de pagamento, o usuário precisa conectar o cartão de transporte Troika e um cartão bancário ao aplicativo mobile do metrô de Moscou e fazer upload de sua foto. Os procedimentos de pagamento são os mesmos da passagem na catraca com cartão bancário.
Todos os dados são criptografados com segurança: as câmeras nas catracas usam a chave biométrica, não a imagem do rosto ou outros dados pessoais. Maksim Liksutov disse que em algumas estações, que têm menos luz brilhante, o sistema pode demorar um pouco mais para funcionar. Algo parecido a uma câmera de smartphone, que precisa de mais tempo para reconhecer uma pessoa no escuro ou em um local mal iluminado.
A tecnologia ao vivo distingue um rosto real das fotos e torna impossível o uso de imagens fotográficas para pagar uma viagem. Moscou é a cidade que mais utiliza pagamentos biométricos no mundo, garante Maksim Liksutov.
Com a variedade de formas de pagamento implantadas nos últimos 10 anos, as filas nas bilheterias do metrô de Moscou diminuíram 3,3 vezes e, com o lançamento do Face Pay, podem diminuir ainda mais. “No contexto de uma ameaça epidemiológica, um método de pagamento totalmente sem contato é o mais seguro. Outras opções de pagamento serão mantidas”, garante o Departamento de Marketing.
As previsões do Departamento de Transportes são otimistas para os próximos 2-3 anos de operação do sistema Face Pay. A estimativa é que nesse período de 10 a 15% dos passageiros já estarão usando regularmente a biometria facial como meio de pagamento. Pensando nisso, a companhia metroviária adiantou que ajustará o número de catracas do Face Pay caso a demanda pelo novo serviço esteja crescendo. Por enquanto, pelo menos uma catraca está instalada em cada entrada das estações, algumas das estações têm até três.
Fonte: Diário do Transporte