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Ponte na divisa SP-MS é exemplo de engenharia multimodal no Brasil

Em 29 de maio de 1998, ainda no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi inaugurada uma das obras mais impressionantes de engenharia do Brasil, marco na integração de modais de transporte, a Ponte Rollemberg-Vuolo. A mesma tem 3.700 metros de extensão e conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Confira neste artigo do Engenharia 360 mais informações sobre essa construção de ponte rodoferroviária que tanto transformou o transporte do país!
A ideia da construção da Ponte Rollemberg-Vuolo partiu da necessidade de se ter uma maior integração entre as regiões brasileiras, especialmente na fronteira com o Rio Paraná. Mas, embora sua obra só tenha começado em 1991, os planos já vinham sendo trabalhados desde 1901, quando o escritor Euclides da Cunha defendeu em um artigo que era preciso ter uma infraestrutura melhor que promovesse o desenvolvimento nacional. Ponte Rollemberg-Vuolo

Imagem de Cacobianchi em Wikipédia

Em 1974, o deputado federal Vicente Vuolo apresentou o primeiro projeto concreto para a construção da ponte. Depois disso, foram anos de planejamento e adiamentos. E só na administração do então governador de São Paulo em 1991, Orestes Quércia, é que a coisa foi para frente.
A obra levou sete anos para ser concluída e custou, no total, R$ 550 milhões via financiamento da União pelo Estado. Algumas fontes, como a Folha de SP em reportagem de 2005, indicam que o custo final chegou mesmo a R$ 586,3 milhões. Finalmente em 1998, uma cerimônia, com direito a presença do presidente e de outras autoridades, foi realizada para marcar a finalização da Ponte Rollemberg-Vuolo. Sua inauguração consolidou um feito de engenharia que superou barreiras políticas, de planejamento e de execução repletas de desafios financeiros, geográficos e técnicos.

Principais características

Como dito no começo deste texto, a Ponte Rollemberg-Vuolo é a primeira ponte do Brasil a integrar sistemas rodoviários e ferroviários em uma única estrutura e, além disso, é a maior ponte fluvial do país. Sua estrutura é mista, projetada para atender diferentes tipos de tráfego, suportando veículos de passeio, motocicletas, pedestres, ciclistas e composições ferroviárias – são quatro faixas de rolamento na parte superior para veículos rodoviários e uma via ferroviária na parte inferior. Por tudo isso, a obra é considerada exemplo de solução multimodal que promove a eficiência e a sustentabilidade no transporte.
Vale destacar que essa ponte tem 26 metros de altura e 18 metros de largura; cada um dos seus vão têm 100 metros. Para erguê-la, os engenheiros precisaram recorrer a técnicas avançadas de construção, a exemplo de uma plataforma flutuante alemã. Ademais, foram utilizados materiais modernos e técnicas inovadoras que garantiram não apenas funcionalidade da obra, mas também sua durabilidade e segurança.

Ponte Rollemberg-VuoloImagem divulgação Câmara municipal de Rubinéia via Rota Bioceânica
Ponte Rollemberg-Vuolo
Um dos maiores desafios de execução foi o enfrentamento das condições climáticas adversas e dificuldades geológicas. Há relatos de que ventos fortes e rochas gigantes no leito do rio complicaram as operações. Foi preciso recorrer a um sistema de alerta meteorológico para garantir a segurança dos trabalhadores durante a construção.

O impacto econômico e social

A Ponte Deputado Roberto Rollemberg – nome oficial Ponte Senador Vicente Vuolo – recebeu tal nome, conforme a Lei 10.570 de 21 de novembro de 2002, em homenagem às contribuições feitas para viabilização do empreendimento. Além do impacto político, o impacto financeiro da obra na região é notável, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e outros bens entre os estados conectados e além. Enfim, sua função multimodal reduz o tempo de transporte e promove melhora a logística, favorecendo o crescimento econômico do centro-oeste brasileiro. Só para se ter uma ideia, antes da inauguração da Ponte Rollemberg-Vuolo, a travessia do Rio Paraná era realizada por balsas, algo que levava até uma hora e meia dependendo das condições climáticas. Agora, o mesmo trajeto é percorrido em menos de cinco minutos. Por conta disso, houve um aumento de fluxo de pessoas (inclusive turistas) e mercadorias na região.

Ponte Rollemberg-VuoloImagem de 94lucasdias em Wikimapia

As recentes restaurações e manutenções

Atualmente, os serviços de manutenção da Ponte Rollemberg-Vuolo são realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela empresa ALL Rumo. Em 2022, houve uma grande restauração na estrutura para reposição de luminárias. O projeto, do Estado do Mato Grosso do Sul, visou a segurança e funcionalidade da estrutura, além de melhorar a visibilidade noturna e a experiência de travessia. Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que a infraestrutura atenda às necessidades atuais sem comprometer os recursos futuros. Fonte: https://engenharia360.com

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