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Ponte rodoferroviária de 2 andares SP-MS é marco na engenharia brasileira

Pouca gente sabe, mas uma das maiores façanhas da engenharia civil brasileira está no interior do país: a ponte Rollemberg-Vuolo, a maior ponte rodoferroviária do Brasil, que conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com o vídeo do Canal Construction Time. Inaugurada em maio de 1998, a estrutura tem 3.700 metros de extensão, 26 metros de altura e 18 metros de largura — números que impressionam até hoje e que garantem à obra um lugar de destaque na infraestrutura nacional.
A Ponte Rollemberg-Vuolo possui dois níveis, o andar superior — rodovia com quatro faixas para veículos e andar inferior, onde passam os trilhos da ferrovia Ferronorte. Essa versatilidade torna a ponte essencial para o transporte de cargas e passageiros, permitindo que trens e carros atravessem o Rio Paraná com segurança e rapidez.

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Antes da inauguração, a travessia era feita apenas por balsas — e poderia levar até uma hora. Com a ponte, o trajeto foi reduzido para cinco minutos, independente das condições climáticas.

Quanto custou a obra ?

Na época, a construção da ferrovia exigiu um investimento de R$50 milhões, o que, corrigido pela inflação, ultrapassaria R$ 4 bilhões hoje. Uma quantia expressiva, mas proporcional ao impacto gerado. A ponte conecta as cidades de Rubineia (SP) e Aparecida do Taboado (MS), promovendo integração logística e fortalecendo o desenvolvimento econômico regional.
Além de ser funcional, a Ponte Rollemberg-Vuolo é um símbolo de inovação brasileira. Seus vãos de 100 metros, os pilares robustos e a precisão estrutural impressionam engenheiros e turistas. A ferrovia representa: agilidade na logística, desenvolvimento regional, engenharia de ponta e uma grande atração turística da região. Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br

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