Geral

Presidente do Confea passa a integrar o Conselho Executivo da Fmoi/WFEO

Cada vez mais articulado globalmente, o Confea conquistou uma nova posição internacional nesta quarta-feira (9/3), quando o presidente eng. civ. Joel Krüger foi anunciado representante dos membros nacionais para ocupar assento no Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO – na sigla em francês e inglês). As eleições virtuais ocorreram em janeiro e fevereiro, e o anúncio do resultado foi feito nesta manhã, durante Assembleia Geral da Fmoi/WFEO, na Costa Rica. Ao todo, foram 12 candidatos para as sete vagas disponíveis. Krüger foi eleito com 44 dos 75 votos.

“Enquanto membro do Conselho Executivo, o Confea passa a ter direito a voz e voto até 2025 na diretoria executiva da Fmoi, uma organização internacional e não governamental que representa a profissão de Engenharia em todo o mundo”, pontua o presidente Krüger, ao comemorar a recente conquista. “Com isso, passaremos a atuar diretamente nas decisões da alta cúpula desta entidade legitimada como fonte respeitável e valiosa de aconselhamento e orientação sobre políticas, preocupações e interesses relacionados a Engenharia e tecnologia”, ressalta, lembrando que o papel e a responsabilidade dos engenheiros na abordagem dos desafios enfrentados pela sociedade são cada vez mais reconhecidos em todo o mundo. “Um dos propósitos fundamentais da Fmoi é promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas por meio da Engenharia, uma iniciativa com a qual o Confea está em total consonância”, acrescenta o presidente brasileiro.

Além do presidente Joel Krüger, também integram a comissão representativa do Sistema na Cúpula Mundial de Engenharia, realizada pela Fmoi/WFEO, entre 4 e 11 de março, em San José, na Costa Rica: conselheiros federais Genilson Pavão, Daltro Pereira e Lucas Carneiro; representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) Marco Aurélio Braga; integrante do Colégio de Presidentes (CP) e presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza; e assessor executivo do Conselho Diretor do Confea, Flávio Bolzan. Na foto, a comitiva brasileira e representantes da Fmoi

De acordo com o estatuto da Fmoi/WFEO, o Conselho Executivo possui as seguintes atribuições: aprovar o orçamento bienal da federação, indicando receitas e despesas, e reportar à Assembleia Geral; apresentar a todos os membros, quatro meses antes da Assembleia Geral Ordinária, os nomes encaminhados pelos membros votantes para os cargos de presidente eleito, vice-presidente executivo e membros nacionais do Conselho Executivo, e também o nomeado para tesoureiro pelo Conselho Executivo; receber os relatórios do tesoureiro e da auditoria e reportá-los à Assembleia Geral; estabelecer e definir termos de referência e cancelar qualquer força-tarefa ou grupo de trabalho, mediante recomendação da Diretoria Executiva; e rever e ratificar ou alterar as decisões do Conselho Executivo e do Diretor Executivo.

Foram eleitos para as sete vagas de membros nacionais do Conselho Executivo: Oscar Sanchez (Costa Rica), Nzeng Rubuz (Congo), Wael Abdulmajeed (Iraque), Kenichi Tsukahara (Japão), Alexandre Kounitzky (Suíça), Richard Coackley (Reino Unido), além de Joel Krüger (Brasil).

Joel Krüger com o presidente José Vieira (dir.), engenheiro português que toma posse hoje na Fmoi/WFEO; e Mustafa Shehu, nigeriano eleito para assumir a presidência da federação a partir de 2025

O Confea filiou-se à Fmoi/WFEO em 1999 e se tornou, de fato, Membro Nacional do Brasil na federação durante o Congresso Mundial de Engenheiros (WEC) em 2019, em Melbourne, na Austrália. Com representação internacional na organização, o Confea busca promover a atualização dos conhecimentos técnico-científicos e o intercâmbio de informações, além de fomentar a inserção internacional da Engenharia brasileira no cenário internacional.

Entidade mundial
Fundada em 1968 por um grupo de organizações regionais de Engenharia, sob os auspícios da Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, a Fmoi/WFEO reúne organizações nacionais de engenharia de cerca de 100 países e representa mais de 30 milhões de engenheiros de todo o mundo. Tem como objetivo principal cooperar com instituições profissionais nacionais e internacionais, incentivando o fortalecimento da Engenharia. A missão é representar a profissão internacionalmente, tornando disponíveis as informações sobre Engenharia entre seus membros, especialmente acerca das melhores práticas aplicadas à área.

Fonte: Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *