Arquitetura Geral Qualificação Profissional Urbanismo

Seminário discutirá gestão inovadora de bairros históricos

Com o objetivo de identificar e propor iniciativas inovadoras de valorização econômica e simbólica do Patrimônio Cultural, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)promoverá, nos dias 10 e 11 de setembro, em São Paulo, um seminário sobre Gestão Inovadora de Bairros Históricos.

Novos programas e mecanismos em uso na Inglaterra e na França serão apresentados e debatidos, informa a arquiteta e urbanista NadiaSomekh, conselheira federal do CAU/BR por São Paulo e coordenadora adjunta da Comissão de Relações Internacionais (CRI).

A programação deverá abranger:

  1. Identificação e mapeamento das fontes de financiamento e a forma de gestão do financiamento disponível para bens tombados;
  1. Analise de estudos de caso financiados pelo LoteryHeritageFund e ArchitecturalHeritageFund, da Inglaterra, de modo a analisar a aplicação do plano de negócio exigido, bem como sustentabilidade e o impacto social do mesmo;
  1. Identificação e mapeamento das interfaces entre a gestão do Patrimônio Cultural e as esferas do Planejamento Urbano;

As diretrizes foram formuladas a partir de trabalho de pesquisa de NadiaSomekh realizado entre setembro e novembro de 2017 na Inglaterra.

“Londres vive hoje um boom de produção imobiliária incentivada por investidores estrangeiros cujo único objetivo é criar patrimônio fora de seus países. E isso virou um câncer para a cidade, pois edifica-se mas não se ocupa. Ou, como eles dizem, ‘lock it andleaveit’. Em consequência se expele para a periferia uma população que teria melhores condições de habitação nessas áreas vazias”, conta a conselheira.

Para ler a notícia completa, acesse o site da CAU/BR.

 

Fonte: caubr.gov.br

Foto: NadiaSomekh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *