Sorocaba conta com mais de 9.000 profissionais inscritos no Confea

Geral

Sorocaba conta com mais de 9.000 profissionais inscritos no Confea

Conforme dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o município de Sorocaba conta atualmente com 9.085 profissionais inscritos na entidade sediada em Brasilia (DF). Esses profissionais se dividem entre engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos. A grande maioria dos inscritos pertence a área de engenharia, vindo a seguir a arquitetura,
Para se ter uma noção da representatividade desses profissionais na economia local, o volume de profissionais é maior que a população da maioria absoluta dos municípios brasileiros. Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios e segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2.200 deles tem população inferior a 10.000 habitantes.
Vale destacar que o total de profissionais registrados no Confea/Crea (residia em Sorocaba quando efetuou a inscrição na entidade). Esse número pode ser maior ou menor, devido a profissionais que não atualizaram seus dados junto aos Creas quando se mudaram de Sorocaba para outros lugares ou, os que fizeram o caminho inverso.
O primeiro registro de um profissional de Sorocaba no Confea foi de Paulo Franco de Souza, registrado no Crea-RJ em 2 de dezembro de 1948. Nascido em 1922 e falecido em 2019, Paulo era natural de Macaíba (RN), se formou engenheiro civil na Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais em 1948 e seu último endereço registrado no Crea era em Sorocaba. A engenheira civil Heloisa Helena Schmidt Migues foi a primeira mulher de Sorocaba registrada no Confea. Formada pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1976 e registrada no Crea-SP no mesmo ano, Heloísa nasceu em São Paulo em 1952.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *