UIA2021Rio: vídeos destacam o 27º Congresso Internacional

Em apresentação realizada a convite do CAU/SP, os arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre abordam os trabalhos realizados nas comunidades Cantinho do Céu (foto), no Grajaú, e no projeto Corruíras, na capital. Crédito: Reprodução. A partir desta semana, o canal do CAU/SP no YouTube vai receber uma série de apresentações em vídeo sobre exercício profissional em Arquitetura e Urbanismo considerando os eixos temáticos do Congresso Internacional UIA2021Rio: fragilidades e desigualdades, diversidade e mistura, mudanças e emergências, transitoriedades e fluxos, e ‘todos mundos, um só mundo’.

A série, organizada pela então Comissão Temporária de Acompanhamento e Proposições para o Congresso UIA 2020-21 do CAU/SP – que encerrou suas atividades em dezembro, traz depoimentos de arquitetos e urbanistas convidados para palestrarem no evento mundial, programado para julho de 2021 na capital fluminense. As apresentações foram realizadas remotamente, e tiveram como tema a atuação profissional em Arquitetura e Urbanismo com ênfase nos eixos temáticos a serem discutidos no Congresso.

A apresentação da arquiteta e urbanista Adriana Levisky, do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, será o primeiro vídeo desta série, e estará disponível a partir deste sábado, 08. Em sua palestra, Levisky discute instrumentos, estratégias e oportunidades em projetos urbanos na atuação com a sociedade civil, agentes públicos e privados.

Qualificação de espaços e urbanização de favelas

As demais apresentações aprofundam o debate sobre assistência técnica para habitação de interesse social e possíveis soluções para o problema da moradia no Brasil. Os arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre, do escritório Boldarini Arquitetos Associados, falam de suas experiências nos trabalhos realizados nas comunidades Cantinho do Céu, no Grajaú, e no projeto Corruíras, no bairro Jabaquara, região Sul de São Paulo.

A arquiteta e urbanista Fernanda Barbara discorre sobre projetos residenciais e comerciais do UNA Barbara e Valentim, e trata também da qualificação dos espaços e novas perspectivas de trabalho em Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto e urbanista Claudio Acioly Junior, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano, aborda a importância do território e da dimensão do espaço nas ações previstas para agenda de objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (Agenda 2030).

Por fim, a arquiteta e urbanista Marta Moreira, da MMBB Arquitetos, relata os trabalhos realizados para reurbanização do vale do córrego do Antonico; para a conjunto do Jardim Edite; e para o Sesc 24 de Maio, todos na capital paulista, descrevendo o processo de desenvolvimento dos projetos, a relação com a comunidade atendida e soluções propostas.

Fonte: CAU-SP

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta