Fazer cumprir a Lei Federal 4.950-A/1966, que assegura o piso salarial para engenheiros e outros profissionais da área tecnológica, é mais que um compromisso, é uma prioridade para o Crea-SP. Em uma conquista recente, a atuação do Conselho na região de Pirassununga sucedeu no reajuste salarial aprovado neste ano pelo município. Agora, os profissionais já colhem os frutos dessa vitória, com a remuneração adequada ao que a legislação determina.
O resultado impacta positivamente o dia a dia das equipes técnicas da cidade, com aumento da motivação e da produtividade. “Me senti ainda mais reconhecida, algo que impulsiona o meu trabalho, como também de todo o time. Essa obrigação não é somente sobre o salário, é sobre valorização profissional e toda nossa dedicação”, relata a Eng. Camila Aldriguetti Rosin, que atua no Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga (SAEP).
A presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, reforça o trabalho feito pela autarquia em defesa dos profissionais, que são essenciais para o desenvolvimento do Estado. “O reajuste obtido em Pirassununga é a garantia de um direito. Ter o piso salarial reconhecido é um passo importante para continuarmos impulsionando e incentivando os profissionais. Isso reflete nosso empenho com quem tanto contribui com a sociedade”, ressalta.
Gerente regional do Crea-SP, o Eng. Rodrigo Bucci Zorzetto comemora a conquista que se deu após intervenção da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) local. “Nossa missão é atender às demandas dos profissionais. Esse é um marco que se torna exemplo para outros municípios e fortalece nosso trabalho em defesa da valorização e dos direitos da categoria”.
O chefe da UGI do Crea-SP em Artur Nogueira, Eng. André Buffon, comenta o reflexo futuro da medida proativa. “Nos preocupamos com as gerações que estão entrando no mercado de trabalho agora. Não queremos que esses jovens profissionais passem por essas situações”, finaliza.
Neste ano, o Conselho também interveio em situações semelhantes, como nos municípios de Araçoiaba da Serra e Pacaembu, onde a autarquia conseguiu suspender concursos públicos que ofereciam pisos salariais abaixo do permitido, além da prefeitura de São Carlos, que corrigiu o salário praticado ilegalmente. Os casos de remuneração abaixo do piso estabelecido podem ser denunciados por meio dos canais oficiais da autarquia: diretamente pelo site; pelo telefone (0800 017 18 11); pelo e-mail faleconosco@creasp܂org܂br ou pelo aplicativo do Crea-SP, disponível para todos os sistemas operacionais. Fonte: Crea-SP