CAU-BR: PROGRAMAÇÃO MOBILIZA POR REFORMA URBANA E HABITAÇÃO DIGNA NO BRASIL

Geral

CAU-BR: PROGRAMAÇÃO MOBILIZA POR REFORMA URBANA E HABITAÇÃO DIGNA NO BRASIL

Um marco da luta por cidades mais justas no Brasil completa seis décadas. Em 1963, o Seminário de Habitação e Reforma Urbana catalisou o debate sobre temas latentes para as cidades na época. Promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o encontro ficou conhecido como Seminário de Quitandinha, em alusão ao hotel que foi palco das discussões na cidade de Petrópolis/RJ.
No final de outubro, acontece nova edição do evento nacional, em Brasília. Intitulado “O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”, o seminário acontece nos dias 23 e 24 de outubro e pretende atualizar os debates diante do complexo contexto da urbanidade brasileira, da emergência climática e das metas de desenvolvimento da ONU, entre outros desafios contemporâneos.

O SHRU é um esforço coletivo para envolver a sociedade na construção de cidades mais justas, equitativas e sustentáveis levando em consideração as profundas transformações da paisagem e das dinâmicas sociais das cidades. O CAU Brasil participa da organização do encontro junto com alguns dos principais expoentes do debate urbano.
A programação é dividida em dois momentos distintos. No primeiro dia, três mesas redondas acontecem no campus da UnB. Os temas são “60 anos do SNHRU: retrospectiva histórica”, “Terra, teto e trabalho” e “Justiça socioterritorial e ambiental”. No segundo dia, uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados procura envolver o poder legislativo em propostas efetivas para atender às necessidades urbanas contemporâneas.
Antes do Seminário, no dia 21 de outubro, sábado, às 9h, o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) realiza oficina preparatória para incorporar os profissionais nesta nova etapa histórica da luta pelo direito à cidade no país. O encontro será exclusivamente presencial, com vagas limitadas, e acontece na sede do CAU Brasil, em Brasília.
Além das entidades que representam os arquitetos e urbanistas, devem participar os integrantes das Comissões de Exercício Profissional (CEP), de Ensino e Formação (CEF), de Política Profissional (CPP) e de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/Brasil, entre outros atores interessados.

INSCREVA-SE AQUI


QUITANDINHA

O Seminário de Quitandinha aconteceu durante o governo João Goulart, que procurava pautar os temas da habitação e reforma urbana no contexto das Reformas de Base. Além da habitação, também estavam em pauta o transporte, saneamento básico, saúde pública, segurança, redução da poluição e enfrentamento aos desastres causados por eventos climáticos.
Promovido pelo IAB com o apoio do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Servidores do Estado (IPASE), o SHRU teve duas etapas; a primeira, em Petrópolis (RJ), no Hotel Quitandinha; e a segunda, na sede do IAB, em São Paulo. Participaram do evento profissionais de várias áreas de formação (advogados, arquitetos, assistentes sociais, economistas, engenheiros, professores, sociólogos,
líderes sindicais e deputados) todas as regiões do Brasil. Saiba mais

Em 2013, Ciclo de Seminários de Política Urbana Q+50 marcou o cinquentenário do evento

Em 2013, o IAB realizou edição de aniversário dos 50 anos do primeiro seminário. A programação do chamado Ciclo de Seminários de Política Urbana Q+50 ofereceu uma série de seminários em todas as regiões do país e teve a questão habitacional como foco. Recém fundado, o CAU participou do evento.

A edição do SNHRU60 é organizado por mais de vinte organizações da sociedade civil e governamental. São elas o CAU Brasil, BR Cidades, Coalizão Negra por Direitos, Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  (FeNEA), Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNA), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Por Direitos  (MTD), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto  (MTST), Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Observatório das Metrópoles, União Nacional por Moradia Popular, Campanha Despejo Zero, Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo  (CEAU), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico  (IBDU), SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES), Central de Movimentos Populares, Confederação Nacional das Associações de Moradores, Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Federação Nacional Das e Dos Estudantes de Direito (FENED), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Fórum de Trabalho Social em Habitação de São Paulo, ONG Habitat para Humanidade, Instituto Pólis, Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)

Participe

21/10 (Sábado): Oficina Preparatória do CEAU para o Seminário Nacional de Reforma Urbana
Realização: CEAU
📍Onde: Sede CAU/BR
🕐 Quando: 9h às 13h
☝🏽💻 Modalidade: presencial e à distância

INSCREVA-SE AQUI

Seminário Nacional de Reforma Urbana – O povo, sua casa, sua cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana
Realização: SNHRU60

INSCREVA-SE AQUI

23/10(Segunda-feira):
📍Onde: Auditório Jayme Golubov, FAU UNB, Brasília/DF
🕐 Quando: 9h às 12h | 14h às  19h
☝🏽📺 Modalidade: presencial com transmissão ao vivo pelo Youtube

24/10 (Terça-feira):  Audiência Pública
📍Onde: Câmara dos Deputados
🕐 Horário: 14h às 17h
📺 Modalidade: Ao vivo pelo canal da TV Câmara no Youtube

Fonte: CAU-BR

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *