Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias

Geral

Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias

Mais um importante evento voltado aos engenheiros, agrônomos, arquitetos, acadêmicos e profissionais de áreas correlatas: o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), realiza em novembro a 21ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap).  O evento, que terá como sede a cidade de Goiânia (GO), teve lançamento oficial (on-line), nesta segunda-feira (12), com participação do presidente do Confea, engenheiro Joel Krüger.

Bienal o Congresso acontecerá entre 9 e 12 de novembro, tendo tema central dos debates “Vistoria Técnica: Segurança da Sociedade”, assunto destacado pelo presidente do Confea, em discurso. “Importante evento em um momento importante da Engenharia de Avaliações para fortalecer o papel dos profissionais, mostrando que a atividade de avaliação e perícia não é mera opinião, mas um trabalho técnico, científico e normativo”, afirmou o eng. civ. Joel Krüger, que prosseguiu, defendendo a profissionalização. “Por isso, apenas os especializados na área de Engenharia, Agronomia e Arquitetura têm condições de executar esta atividade”.

Krüger informou ainda aos mais de 150 participantes da transmissão ao vivo que o Confea está trabalhando em conjunto com o Ibape e outras entidades para reverter a Resolução 4.754/2019, do Banco Central. “É um grande equívoco tornar opcional a avaliação de imóveis que têm financiamento bancário”, alertou. “Em temas como esses podem ter certeza do apoio do nosso Conselho Federal”, acrescentou, estendendo o suporte institucional ao Cobreap.

Fortalecimento da atividade 

A relevância técnica da atividade foi demonstrada na linha do tempo que abrange mais de 100 anos da Engenharia de Avaliações e Perícias no Brasil. A retrospectiva  apresentada pelo eng. civ. Francisco Maia Neto pode ser conferida no fim desta página.

A conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), arq. Anna Carolina Almeida, também evidenciou a importância da atividade, tida como “um trabalho fundamental para detecção e posterior correção de problemas que acontecem nas edificações e nos espaços construídos”.

Já o presidente do Crea-GO lembrou que a representatividade é determinante para o fortalecimento do setor. “Quando me elegi para o biênio 2015-2017 para a presidência do Ibape de Goiás, ele não era regularizado junto ao Crea-GO, mas trabalhamos bastante e conseguimos uma cadeira de conselheiro no plenário. É de muita importância essa força que o Ibape vem determinando cada passo no seu dia a dia”, comentou o eng. civ. Lamartine Moreira Júnior, ao garantir apoio do Conselho de Engenharia ao congresso. Informações/inscrições: www.cobreap.com.br/2021/

Fonte: Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *