Diretor do Inpe vem ao Parque Tecnológico falar sobre acidentes ambientais

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião, estará no Parque Tecnológico de Sorocaba, às 19h30 de 11 de novembro, para falar sobre as queimadas na Amazônia e as manchas de óleo que aparecem no litoral do Nordeste.

Na ocasião, Darcton Damião também fará a abertura oficial do 9.º Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa (Serfa), evento de tecnologia que, pela primeira vez, será realizado na cidade – as demais edições foram todas em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

O diretor do Inpe vai ministrar uma palestra na qual o propósito é trazer um olhar crítico sobre os dois temas que hoje estão em evidência e que são amplamente divulgados pela mídia, bem como discutir a atual situação do monitoramento ambiental brasileiro.

Por meio de dados objetivos e de fatos reais, ele vai apresentar sua visão sobre os incidentes, as ferramentas e as técnicas existentes e disponíveis para um monitoramento eficiente e qual a participação do Inpe no atual cenário socioambiental.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, a palestra de Darcton Damião será um dos principais temas em discussão no 9.º Serfa, tendo em vista que as queimadas na Amazônia e as manchas de óleo que aparecem no litoral nordestino têm trazido muita preocupação a todos os brasileiros.

O evento com o diretor do Inpe tem como finalidade levar os participantes à reflexão e à análise do atual contexto, permitindo que eles se tornem multiplicadores e formadores de opinião sobre o tema. “O Darcton Damião está no foco hoje de tudo isso que vem acontecendo com o nosso meio ambiente”, acrescenta Roberto Freitas.

O palestrante é formado pela Academia da Força Aérea, doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, MBA em gestão empreendedora pelo ITA, mestre em sensoriamento remoto pelo INPE e bacharel em ciências aeronáuticas.

O Serfa

Considerado o maior fórum sobre tema aeroespacial do Hemisfério Sul, o 9.º Serfa será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, de 10 a 14 de novembro. Grandes preletores internacionais estão confirmados no evento, cujo tema será: “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”.

O simpósio vai reunir universidades, indústrias, investidores, governo e demais interessados. O objetivo é aumentar a geração de negócios, transmissão de conhecimentos e atualização sobre sensoriamento remoto de defesa – conjunto de atividades que permite a obtenção de informações da superfície da Terra. Ferramenta que influencia as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e rural.

Roberto Freitas ressalta que o 9.º Serfa “será um marco para o desenvolvimento de diversas áreas econômicas ligadas ao mercado aeroespacial e que registram franco crescimento nos últimos anos”.

Serviço

9.º Serfa (Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa)

Palestra do diretor do INPE, Darcton Policarpo Damião
Tema: “Queimadas na Amazônia e Manchas de Óleo: um olhar crítico do INPE sobre o monitoramento ambiental”
Quando: 11 de novembro
Horário: 19h30
Onde: Parque Tecnológico de Sorocaba (Avenida Itavuvu, 11.777 – altura do Km 92 da Rodovia Castello Branco)
Inscrições:  encurtador.com.br/ovxE1 ou https://www.sympla.com.br/
Informações: (15) 3316-2323

 

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias
Foto: Bruno Kelly / Reuters

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta